You are currently viewing Sinais de rádio veem de antigo aglomerado estelar

Sinais de rádio veem de antigo aglomerado estelar

Uma tentativa de comunicação? Apenas um efeito astronômico? O fato é que ao identificar a fonte dos sinais de rádio, uma equipe de astrônomos colocou mais lenha na fogueira do imaginário popular que vai alimentar uma antiga questão: estamos sozinhos no universo ou existem outros tipos de vida inteligente por aí?

Astrônomos da Austrália Ocidental descobriram, no dia 16 de janeiro, um fraco sinal de rádio vindo do centro de um antigo aglomerado de estrelas globulares chamado 47 Tucanae. Os cientistas acreditam que pode ser um pulsar, ou um buraco negro com uma massa entre supermassivo e aqueles que se formam a partir de estrelas em colapso.

A descoberta foi possível com o uso de dezenas de radiotelescópios espalhados por diversos países do mundo. Imagem: Vchal / Shutterstock

Cada flash dura apenas milésimos de segundo. No entanto, um único flash desses envia tanta energia quanto o Sol fornece em um dia.

A equipe internacional de astrônomos está sendo liderada por Franz Kirsten, da Universidade Técnica Chalmers, na Suécia (foto), e Kenzie Nimmo, da Universidade de Amsterdã, na Holanda.

Os mais céticos questionam uma eventual tentativa de comunicação vinda do espaço. Para eles, a raça humana é tão primitiva que não há motivo a justificar o fato de uma outra raça, dotada de inteligência superior, busque fazer contato conosco.

A ficção científica já trabalhou essa questão em filmes e documentários onde raças superiores tentam contato com a raça humana devido à preocupação que tem pela maneira agressiva como tratamos o nosso planeta colocando em risco a harmonia universal.

Deixe um comentário