You are currently viewing Missão de Resgate: astronautas presos no espaço já voltaram para a Terra e os golfinhos fazem a maior festa!

Missão de Resgate: astronautas presos no espaço já voltaram para a Terra e os golfinhos fazem a maior festa!

A missão de resgate foi um sucesso! Além do regresso a casa de Butch Wilmore e Suni Williams que ficaram presos na estação espacial durante nove meses vieram o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov.
Wilmore e Williams chegaram a bordo da Estação Espacial Internacional em junho de 2024 e esperavam permanecer no espaço durante 8 dias. Mas o seu regresso foi adiado devido a problemas mecânicos com a sua nave espacial. Fotos: SpaceX e NASA.

A nave espacial SpaceX Dragon com quatro membros da Crew-9 a bordo partiu da Estação Espacial Internacional momentos após se desacoplar da porta voltada para o espaço do módulo Harmony chega a Terra num clima de festa!

Astronautas são recepcionados por um grupo de golfinhos que fazem um show à parte!
Golfinhos dão um toque todo especial à operação resgate dos astronautas que estavam presos na Estação Espacial

Passava um pouco das 11 da noite, pelo horário do Brasil, da segunda feira 17 de março, quando os astronautas da NASA Nick Hague, Suni Williams e Butch Wilmore, junto com o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, desacoplaram do módulo Harmony da Estação Espacial Internacional a bordo da nave espacial SpaceX Dragon.

Astronauta Sunny Willians ao deixar a Cápsulo Dragon Endurance da SpaceX. Ele foi para o espaço para ficar apenas 8 dias mas acabou ficando presa na Estação Espacial por 9 meses porque sua cápsula, da Boeing, apresentou defeito.

Nave de Resgate chegou no domingo, depois de 9 meses

Dragon Endurance, da SpaceX, como nave de resgate, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada deste domingo (16) acoplando à 1h30min. A missão, lançada em uma parceria com a Nasa, deve trazer de volta à Terra dois astronautas que estão “presos” no espaço desde junho de 2024

A transmissão ao vivo pela TV da NASA falhou extamente na hora da acoplagem, causando um certo temor logo dissipado com a confirmação de que a operação ocorreu com sucesso. A viagem da terra à Estação Espacial durou mais de um dia – 28 horas -.

Astronautas foram recebidos por um ET e pelo tradicional toque do sino na Estação Espacial

Antes que os ocupantes da cápsula Dragon entrassem na Estação Espacial, foram devidamente recepcionados por um ET. Um dos astronautas vestido com macacão preto, luvas brancas e uma máscara de acordo foi até os novatos para dar as boas vindas!

Abraços e muita alegria na chegada dos novos astronautas na Estação Espacial Internacional.
Depois de uma viagem de 28 horas, astronautas da NASA Anne McClain e Nichole Ayers, o astronauta Takuya Onishi da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial) e o cosmonauta Kirill Peskov da Roscosmos chegam na Estação Espacial
Johnson Space Center – O controle da Missão conjunta Nasa/SpaceX

O foguete SpaceX Falcon 9 com a nave espacial Dragon da empresa no topo visto durante o nascer do sol na plataforma de lançamento do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Fotos: NASA/SPACEx

A NASA e a SpaceX lançaram com sucesso, dia 14 de março, a missão Crew-10 da agência para a Estação Espacial Internacional. O lançamento havia sido adiado devido a um problema no sistema hidráulico com um braço de fixação de suporte terrestre para o foguete Falcon 9 no Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. 

Os astronautas da NASA Anne McClain e Nichole Ayers, o astronauta Takuya Onishi da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial) e o cosmonauta Kirill Peskov da Roscosmos estão a caminho da Estação..    

O lançamento aconteceu no Complexo 39A na NASA

Com o lançamento da Crew-10, a missão Crew-9 com os astronautas da NASA Nick Hague, Suni Williams e Butch Wilmore, junto com o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, deixarão a estação espacial retornando para a Terra.

A Crew-10 é a 10ª missão de rotação de tripulação do sistema de transporte espacial humano da SpaceX e seu 11º voo com tripulação a bordo. Depois de entrar em órbita, a Comandante da Missão agradeceu à NASA e SPACEx e apresentou o mascote da equipe: um origami,

Jornalista Paulo Roberto Machado, diretor do site dos Comunicadores, acompanhou o lançamento, ao vivo, com a transmissão direta feira pela NASA e SPACEx

A SpaceX, de Elon Musk, enviou a missão de resgate dos astronautas que continuam presos na Estação Espacial Internacional. Seu fundador e CEO, Elon Musk, descreveu o problema do concorrente no dia do lançamento do Starliner. “Há muita gestão não técnica na Boeing”, escreveu ele em sua rede social X.

Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore chegaram à ISS a bordo do Starliner em 6 de junho e deveriam permanecer lá por 8 dias. Seria um voo de teste, e o objetivo era simplesmente voar até lá, deixar a nave atracada na estação por uma semana para testes e retornar à Terra, o que confirmaria a funcionalidade do Starliner.

Cápsula da Boeing quando atracou na Estação Espacial para missão de testes que deveria durar apenas 8 dias

Demorou vários anos até que a Agência Espacial norte-americana a NASA, a Nasa, agência espacial norte-americana, lançasse o primeiro voo tripulado na espaçonave Starliner, da Boeing. Dois pilotos de teste decolaram a bordo da cápsula com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho. A missão deveria durar oito dias, mas já teve a sua volta adiada três vezes.

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams retornariam à Terra no dia 12 de junho. O retorno, entretanto foi adiado várias vezes. Agora, a SpaceX se prepara para uma Missão de Salvamento.

Capsula da Boeing fotografa do interior da Estação Espacial

A próxima oportunidade de lançamento disponível será nesta sexta feira 14, do Complexo de Lançamento 39A na NASA Kennedy, aguardando a revisão do problema.

Deixe um comentário