
Cientistas da NASA conseguiram novas informações sobre Planeta, na constelação de Leão, a 120 anos-luz de distância. Descoberto em 2015 pela sonda Keppler, ele foi batizado de: K2-18b. A novidade é que esse planeta contém dióxido de carbono e metano em sua atmosfera e tudo indica que ele tem um oceano.

K2-18b orbita um Sol distante e os pesquisadores estão agora empenhados em obter mais dados sobre o Planeta para determinar se ele poderia sustentar a vida como a conhecemos. Ele tem 2,6 vezes o raio e 8,6 vezes a massa da Terra. Os novos dados foram transmitidos pelo telescópio James Webb.

K2-18b é considerado uma espécie de “Superterra” por ter as condições certas para ser habitável. “O vapor de água foi detectado mas, mesmo que o planeta esteja na zona habitável, isso não significa necessariamente que haja condições habitáveis na superfície”, disse em comunicado Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia de Cambridge, que liderou a nova pesquisa.

Para estabelecer as perspectivas de habitabilidade, é importante obter uma compreensão unificada das condições interiores e atmosféricas do planeta — em particular, se a água líquida pode existir sob a atmosfera”, acrescentou ele.
SpaceX traz, com segurança, 4 astronautas para a Terra!
Quatro astronautas da SpaceX Crew-6 retornaram à Terra na manhã do dia 4 de setembro, após uma estadia de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS).

A missão SpaceX Crew-6, foi lançada em 2 de março e permaneceu por seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). O comandante Stephen Bowen e o piloto Warren “Woody” Hoburg, ambos da NASA; o cosmonauta russo Andre Fedyaev e o sultão AlNeyadi desacoplaram da Estação e iniciaram o trajeto de volta ao planeta.

Quatro enormes paraquedas se abriram e fizeram com que a nave espacial Crew Dragon Endeavour pousasse suavemente no oceano. A capsula foi movida para a a plataforma de resgate do navio Shanon. Um a um os astronautas foram retirados. Ficaram apenas um segundo em pé e logo se deitaram na maca de transporte.
Esse procedimento de reentrada na atmosfera da Terra, onde a nave espacial enfrenta um calor enorme, a queda no oceano e o transbordo para o navio já preocupam os cientistas. Está mais do que na hora de encontrar alternativas mais confortáveis e seguras para trazer de volta, os astronautas que vão para o espaço.

De acordo com a NASA, a tripulação contribuiu para centenas de experimentos científicos e demonstrações de tecnologia, incluindo experimentos relacionados à saúde humana, como o BFF-Meniscus-2, que imprimiu tecido do joelho em microgravidade como um experimento de bioimpressão. A tripulação também conduziu estudos sobre as ciências envolvendo a Terra, por meio de fotografias e documentações de informações.
Nave Espacial da Índia pousa no Polo Sul da Lua!

A nave espacial Chandrayaan-3, da Ìndia, realiza um feito histórico ao pousar suavemente no Polo Sul da Lua, no dia 23 de agosto deste ano, 2023. O sucesso indiano acontece uma semana depois que a Rússia fracassou com a missão idêntica, ao perder o controle de sua nave que se chocou contra o nosso satélite natural. A espaçonave russa Luna 25 caiu na lua em 19 de agosto depois que seus motores falharam, encerrando a primeira tentativa de pouso lunar do país em 47 anos.

Ao se tornar no quarto país a ter realizado um pouso bem-sucedido na Lua, a Índia se consolida como uma superpotência global no espaço.
Até então, apenas os Estados Unidos, a China e a antiga União Soviética haviam completado alunissagens com sucesso. O local de pouso do Chandrayaan-3 está mais próximo do polo sul da lua do que qualquer outra espaçonave na história já se aventurou.

A região é considerada uma área de interesse científico e estratégico fundamental para as nações que viajam pelo espaço, pelos depósitos de água que contém.
A água, congelada em crateras sombrias, poderá ser convertida em combustível para foguetes e em água potável para futuras missões tripuladas.
Conforme o Chandrayaan-3 se aproximava da lua, suas câmeras capturaram fotografias, incluindo uma tirada em 20 de agosto que a agência espacial da Índia compartilhou na terça-feira (22). A imagem oferece um close-up do terreno cinza empoeirado da lua.

A Índia é um extenso país do Sul da Ásia com geografia diversificada, incluindo desde os picos do Himalaia até a costa do Oceano Índico, e uma história que remonta a cinco milênios. De acordo com os dados da ONU, a população da Índia bateu em 1,428 bilhão de habitantes, tornando-se ligeiramente superior à da China, que é estimada em 1,425 bilhão. O país ocidental mais bem classificado são os EUA, que com sua população de 340 milhões fica em terceiro lugar do ranking. O Brasil ocupa o 7º lugar, com 216 milhões, atrás de Indonésia, Paquistão e Nigéria.

O poderoso foguete indiano decola levando a nave espacial Chandrayaan-3