You are currently viewing Osíris Rex está voltando prá casa!

Osíris Rex está voltando prá casa!

A NASA está se preparando para receber, no dia 24 de setembro, a cápsula da OSIRIS-REx que está voltando para a  Terra trazendo amostras do asteroide Bennu numa das mais arrojadas e bem sucedidas missões espaciais da agência americana.

A cápsula, que está na parte dianteira da nave espacial, vai se separar do corpo principal quando entrar na órbita da Terra e pousar de páraquedas no deserto de Utah no dia 24 de setembro. Os técnicos da NASA já estão treinando a operação de resgate da cápsula que não pode ser contaminada.

O asteróide Bennu é um corpo celeste com forma aproximada de diamante com meio quilômetro de diâmetro, que tem características interessantes:

  • Os cientistas acreditam que ele tenha se separado de um asteroide muito maior nos primeiros 10 milhões de anos do Sistema Solar;
  • Alguns dos minerais detectados dentro do Bennu foram alterados pela água, o que implica que o antigo corpo que o gerou continha água no estado líquido;
  • Tem uma abundância de metais preciosos, incluindo ouro e platina;
  • É classificado como um objeto potencialmente perigoso com uma possibilidade (muito) pequena de impacto na Terra no próximo século.

A espaçonave – Osiris Rex foi lançada em 2016. Durante dois anos ficou “namorando” o asteroide, observando seu tamanho, forma, massa, composição e monitorando sua trajetória orbital ao redor do Sol.

A sonda pousou com sucesso e colheu amostras do Bennu  retornando rapidamente ao nosso planeta com até um quilograma de amostras preciosas do asteroide armazenadas a bordo. A  cápsula cairá de paraquedas em um pouso suave no deserto de Utah, nos EUA, em 24 de setembro, um domingo, às 11h54 (pelo horário de Brasília).

Quem é o Bennu

Ele é uma rocha de 492 metros de diâmetro e, a cada seis anos, cruza a órbita do nosso planeta. Segundo cálculos dos astrônomos, o asteroide Bennu tem 1 chance em 2.500 de colidir com a Terra no século XXII, em 2135. Ou seja, é muito remota a possibilidade de que esse seja o asteroide responsável pelo fim do mundo, como alguns o têm chamado. Mas a colisão, pouco possível, é uma das razões por que a Nasa enviou  a sonda OSIRIS-Rex até ele. É a primeira missão espacial da Nasa a visitar um asteroide, colher amostras e voltar para a Terra.

Deixe um comentário