You are currently viewing A guerra dos Panetones!

A guerra dos Panetones!

No desespero de ganhar cada vez mais com os mesmos produtos, o comércio extrapola todos os anos. Natal e Ano Novo é tradição termos à mesa os panetones que cada vez estão mais caros se tornando proibitivos para o paladar daqueles que não têm muitos recursos financeiros. Afinal de contas, um panetone já chegou perto da casa dos R$ 100 Reais. Então, o que é que acontece? Lei da oferta e da procura? Não, claro que não. O Ano Novo já passou e o que a gente vê nos supermercados da vida é montanhas de panetones sendo vendidos em caráter promocional na base do dois por um. Isto é: Você leva dois panetones e paga apenas um. Na prática isso equivale a um desconto de 50% certo?

Supermercado Pão de Açúcar, no bairro Butantã, em São Paulo – prova de que a política de preço está errada. Poderiam ter colocado os panetones à venda por um preço mais barato e eles sereiam vendidos entre o Natal e o Ano Novo. A pilha de produtos revela que houve o chamado encalhe.

Há uma espécie de ganância. Ânsia de ganhar cada vez mais. Por isso os panetones – e eles são apenas um exemplo – são colocados à venda por preços tão elevados. Encalham. Passa o Natal e o Ano Novo e agora o desconto chega a 50%. Leva 2 e paga 1.

Essa tabela comparativa de preços circula pela internet. Mostra a diferença entre um ponto de venda e outro. Nada justifica os valores abusivos.
No Pão de Açúcar, a falta de uma política mais serena com relação aos preços é revelada nessa oferta assustadora. Essa foto foi feita por mim apenas 3 dias depois do Ano Novo. Quem comprou na semana passada e pagou um preço alto olha para essa oferta e fica inconformado.

Deixe um comentário