No desespero de ganhar cada vez mais com os mesmos produtos, o comércio extrapola todos os anos. Natal e Ano Novo é tradição termos à mesa os panetones que cada vez estão mais caros se tornando proibitivos para o paladar daqueles que não têm muitos recursos financeiros. Afinal de contas, um panetone já chegou perto da casa dos R$ 100 Reais. Então, o que é que acontece? Lei da oferta e da procura? Não, claro que não. O Ano Novo já passou e o que a gente vê nos supermercados da vida é montanhas de panetones sendo vendidos em caráter promocional na base do dois por um. Isto é: Você leva dois panetones e paga apenas um. Na prática isso equivale a um desconto de 50% certo?

Há uma espécie de ganância. Ânsia de ganhar cada vez mais. Por isso os panetones – e eles são apenas um exemplo – são colocados à venda por preços tão elevados. Encalham. Passa o Natal e o Ano Novo e agora o desconto chega a 50%. Leva 2 e paga 1.

