You are currently viewing Padre Quevedo e a Parapsicologia!!!

Padre Quevedo e a Parapsicologia!!!

Seu nome de batismo é Óscar González-Quevedo Bruzón, mais ele é mais conhecido como Padre Quevedo. O mês de janeiro marca o aniversário de sua morte, aos 88 anos de idade, na capital mineira de Belo Horizonte, no ano de 2019. Quevedo foi um padre jesuíta de origem espanhola naturalizado brasileiro desde 1960. Professor universitário de Parapsicologia na UNISAL e do Centro Latino-Americano de Parapsicologia tornou-se conhecido por desmistificar os curandeiros.

Se tornou célebre pela frase: Isso Nom Ecxiste! Seus cursos de Parapsicologia eram muito disputados. Alunos de todas as crenças e de todas as faixas de idade se acotovelavam na sala para assistir suas aulas.

Padre Quevedo estudou áreas como humanidades clássicas, filosofia, psicologia e teologia, inclinando-se à parapsicologia, que encarava como uma ciência e uma missão — cabia a ela “dizer a verdade, para que acordem os que estão enganados”.

Nesse papel de desmistificar fenômenos parapsicológicos, curandeiros e acontecimentos tidos como inexplicáveis, tornou-se figura extremamente midiática desde os anos 1970. Em diversas aparições televisivas e em entrevistas, confrontou-se com alguns dos mais célebros místicos do país, como Zé Arigó, João de Deus, Thomas Green Morton, INRI Cristo e o israelense Uri Geller. Escreveu mais de uma dezena de livros, tratando de temas como demonologia, curandeirismo e espíritos.

Atacava os curandeiros (“Nenhum deles procura outro curandeiro quando está doente”), afirmando que praticavam exercício ilegal da medicina e prejudicavam os doentes que os procuravam. Também voltou sua ira contra os espíritas (“O espiritismo é uma bobagem total”) e mesmo contra seus colegas católicos.

Tive a felicidade de ser seu alunos em pelo menos três cursos que Padre Quevedo ministrou, na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. Quevedo sabia da minha formação e do meu interesse. Uma das aulas que mais me impressinou: “Cuidado com o que você pede, com o que você deseja. Aqui em cima, dizia ele fazendo círculos com as mãos sobre a sua cabeça, existem forças que você não conhece e não domina. Elas estão dispostas a atender os seus desejos”.

Deixe um comentário