Página Inicial --> Astronomia --> Telescópio Espacial James Webb é uma das maravilhas da tecnologia moderna!

Telescópio Espacial James Webb é uma das maravilhas da tecnologia moderna!

A maior história de todas se desenrola com o Telescópio Espacial James Webb. O homem dá um passo decisivo para tentar fundamentar cientificamente, aquilo que entende ser o modelo da criação do Universo.

O homem primitivo, ao ser obrigado a conviver com a natureza, criou as primeiras lendas e histórias sobre as origens. Ele, por certo, olhava para o céu e admirado com tanta beleza, simplesmente não entendia como tudo aquilo podia acontecer.

O novo telescópio será o olho da ciência buscando enxergar onde nunca antes foi possível. Quanto mais longe vamos, mais nos afastamos da nossa realidade e das respostas que povoam nosso imagínário: Quem somos? De onde viemos? Para onde é que vamos?

A descoberta de pequenas estatuetas de astronautas provoca a imaginação do homem moderno. Seriam os deuses astronautas? Existiriam civilizações extraterrestres mais evoluídas que a nossa? Em caso positivo, esses “astronautas/deuses” já teriam nos visitado no passado?

O lançamento de Webb é um momento crucial que exemplifica a dedicação, a inovação e a ambição por trás da NASA e de seus parceiros, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), mas é apenas o começo. Os 29 dias seguintes à decolagem serão dias  emocionantes, mas angustiantes.
Vídeo conta os detalhes do Projeto Webb

Parece que os cientistas estão apegados numa linha de raciocínio e todo o esforço desenvolvido é no sentido de dar materialidade a conceitos e crenças.

Não mudamos muito. Nem mesmo no design. Se os antigos viajavam em navios, com suas enormes velas, tocadas pelo vento, em busca de descobrir novos horizontes, os cientistas modernos utilizam barcos espaciais e partem para suas conquistas, no espaço desconhecido.
A resposta, de repente, pode não estar nos confins do espaço sideral e sim, dentro de nós mesmos. Ao olhar para fora, deixamos de olhar para dentro. E alí, no interior de cada um, pode residir a resposta para todas as questões.

Milhares de peças devem trabalhar corretamente, em sequência, para desdobrar Webb e colocá-lo em sua configuração final, tudo enquanto ele voa através da extensão do espaço sozinho, para um destino a quase um milhão de milhas de distância.

O maior e mais complexo telescópio já enviado ao espaço, o Telescópio Espacial James Webb é uma maravilha tecnológica.

Cada passo da missão será controlado a partir do solo, no Centro de Operações. Os responsáveis dizem que estão mais do que preparados para qualquer tipo de imprevisto.

Quem foi James Webb

James Edwin Webb

James Edwin Webb nasceu em 1906 e faleceu em 1992. foi militar e político dos Estados Unidos. Foi o segundo Administrador da NASA, entre 1961 a 1968. Supervisionou a NASA no início da administração de John F. Kennedy, além de todos os primeiros voos tripulados do Projeto Mercury, Gemini e o incêndio da Apollo 1. Em 2002, o Next Generation Space Telescope (NGST) foi renomeado para Telescópio Espacial James Webb, em sua homenagem.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Astronautas já estão na Estação Espacial.

Com mais de 30 minutos de antecedência, os astronautas da SpaceX Crew-3 atracaram na Estação …