
Apenas alguns dias depois de ter levado dois astronautas americanos até a Estação Espacial Internacional a SpaceX lança mais um foguete Falcon 9. A empresa confirmou que 58 satélites de banda larga, do projeto Starlink, foram implantados com sucesso.

Foi na noite de 3 de junho – 2020 – 22h25min pelo horário de Brasília.

Alguns minutos após o lançamento, e o foguete Falcon 9 retorna à Terra, pousando suavemente na plataforma movel da SpaceX, sobre o oceano. A reutilização do foguete barateou o projeto e está viabilizando a aventura no espaço.

Esse primeiro estágio do Falcon 9 já foi utilizado 4 vezes. Ele apoiou a missão Telstar 18 VANTAGE em setembro de 2018, a missão Iridium-8 em janeiro de 2019 e duas missões Starlink separadas em maio de 2019 e janeiro de 2020.

Esta é a nona missão do projeto que promete revolucionar o acesso mundial à internet. Uma vez concluídos os check-outs, pelos engenheiros da SpaceX, os satélites usarão seus propulsores de íons a bordo para se moverem para as órbitas pretendidas e a altitude operacional de 550 km.

Está comprovado que mais da metade da população da Terra, simplesmente não tem acesso à internet. A idéia de Elon Musk, o Ceo da SPACEX é fornecer uma conecção de altíssima qualidade, a um preço razoável, para todo o mundo.

Desde 2019, já foram lançados 422 dispositivos. Segundo Elon Musk, com esses dispositivos, já é possível ativar um serviço básico de internet. Tanto que ele mesmo tuitou outro dia, utilizando a conexão espacial pela primeira vez.
