Página Inicial --> Astronomia --> Satélite Brasileiro vigia a Amazônia do Espaço!

Satélite Brasileiro vigia a Amazônia do Espaço!

Amazônia 1 é um satélite brasileiro, de observação da Terra, que foi lançado em 28 de fevereiro de 2021 na missão PSLV-C51, às 01:54. O lançamento durou aproximadamente 18 minutos e ocorreu na Índia.

Lançamento do Amazônia 1 – Momento mais que positivo para o Brasil!

O Amazonia-1 foi lançado em 28 de fevereiro a bordo do foguete PSLV-C51 em Sriharikota, na Índia. O veículo levou o satélite para uma órbita polar, a 750 km de altitude, onde ele irá observar a Terra e ajudar a monitorar o desmatamento na região amazônica. Após ser liberado, o satélite apresentou rotação excessiva, que pôde ser corrigida pelo sistema de controle de altitude.

As cores da nossa bandeira agora no espaço colocando o nosso País num patamar inovador.

Os registros produzidos pela câmera serão capazes de contribuir para o monitoramento de queimadas, desmatamentos, desastres ambientais, entre outras aplicações. O satélite segue numa órbita heliossíncrona, onde se desloca à velocidade de 27 mil km/h, levando 100 minutos para dar uma volta em torno do nosso planeta.

As primeiras imagens do Satélite Brasileiro Amazônia 1 começam a chegar!

O Amazonia-1 é capaz de fazer imagens de alta resolução de qualquer lugar da Terra, e deverá fornecer imagens do território brasileiro a cada dois ou três dias, contribuindo para o monitoramento do desmatamento na região amazônica.

Amazônia 1 marca um ponto positivo para o Ministério da Ciência e Tecnologia que tem à frente o astronauta Marcos Pontes.

Este satélite compõe a Missão Amazônia, também do INPE, que futuramente terá o apoio dos satélites Amazônia-1B e Amazônia-2, ainda sem data de lançamento definida.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

China começa a montagem da sua Estação Espacial

A China mandou para o espaço nesta quinta-feira, 29, o módulo central de sua estação …