Página Inicial --> Astronomia --> Planeta Mercúrio é visto de perto pela sonda Bepi.

Planeta Mercúrio é visto de perto pela sonda Bepi.

© Mercúrio: foto da sonda BepiColombo: vista recente do planeta mais próximo do Sol.
Fotos: NASA/JPL

A missão conjunta europeia-japonesa BepiColombo capturou a vista de Mercúrio reproduzida acima em 1º de outubro de 2021, quando a espaçonave passou pelo planeta para uma manobra assistida por gravidade.

A imagem foi tirada às 23:44:12 UTC (Tempo Universal Coordenado, três horas adiante do de Brasília) pela Câmera de Monitoramento 2 do Mercury Transfer Module. A espaçonave estava então a cerca de 2.418 km do planeta. A aproximação mais próxima de cerca de 199 km ocorreu pouco antes, às 23:34 UTC.
A região mostrada faz parte do hemisfério norte de Mercúrio, incluindo Sihtu Planitia, que foi inundada por lavas. Uma área arredondada mais lisa e mais brilhante do que seus arredores caracteriza as planícies ao redor da cratera Calvino, chamadas de Planícies Rudaki. A cratera Lermontov, de 166 km de largura, também é vista. Ela parece brilhante porque contém características exclusivas de Mercúrio, “cavidades” onde elementos voláteis estão escapando para o espaço. Ela contém ainda uma abertura onde ocorreram explosões vulcânicas.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Astronautas já estão na Estação Espacial.

Com mais de 30 minutos de antecedência, os astronautas da SpaceX Crew-3 atracaram na Estação …