Página Inicial --> Astronomia --> O banheiro pifou e os astronautas tiveram que usar fraldão para voltar.

O banheiro pifou e os astronautas tiveram que usar fraldão para voltar.

Os astronautas que deixaram a Estação Espacial Internacional, depois de 6 meses, tiveram que usar fraldão. Ficaram mais de 10 horas sem poder acessar o banheiro da cápsula espacial.

O Astronauta da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), Akihiko Hoshide,e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), Thomas Pesquet, e os astronautas da NASA  Megan McArthur e Shane Kimbrough retornaram à Terra

A astronauta Megan McArthur disse que não há problema pois todos estão treinados para situações como essa. “Não é o ideal, disse ela, mas estamos preparados”. Após quase seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), quatro astronautas — dois americanos, um francês e um japonês — retornaram à Terra chegando aos 38 minutos desta terça feira, horário de Brasília, dia 09 de novembro de 2021, tocando um agitado oceano no golfo do México, na Costa de Pensacola, Flórida, EUA.

Os técnicos identificaram um defeito no sistema de manejo de dejetos da cápsula. No total, os astronautas ficaram 10 horas sem acesso a um banheiro.

Eles estavam trabalhando na missão Crew-2, que realizou centenas de experimentos e melhorou os paineis solares da ISS.

Os quatro viajaram na cápsula Dragon da SpaceX que foi batizada de “Endeavour”.

Cadê a Naninha?

Quando já estava tudo pronto para o regresso, alguém perguntou pela naninha, aquele bonequinho que os astronautas levam, como mascote e que serve para mostrar se a gravidade está normal.

Uma pausa. E um dos astronautas, que ficou na Estação Espacial, foi buscar a naninha. Aí puderam fechar a escotilha da nave e iniciar o procedimento de desengate.
Pronto! A naninha dos astronautas já está na Dragon. Agora, eles acenam positivamente para o fechamento definitivo da comporta.

Chegada na Terra ainda não é a ideal

Imagens, no início da madrugada, aqui no Brasil, foram feitas pela equipe da SpaceX utilizando câmeras com sensor de calor.

A maneira como os astronautas regressam, obedecendo à lei da gravidade e se incendiando ao reentrar na atmosfera, o toque na superfície do mar ou do deserto e até a saída da cápsula, está longe de ser o ideal.

Os astronautas ficaram seis meses no espaço. Isso alterou profundamente o metabolismo e a estrutura física por causa da falta de gravidade. Aí, quando chegam, são retirados no braço, literalmente e carregados. Isso tem que ser repensado, com urgência.

Antes de deixarem a cápsula, já a bordo do navio resgate, uma pausa para um registro fotográfico e uma tomada para as câmeras, já que a transmissão ao vivo estava em caráter mundial.

O astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), Thomas Pesquet, à esquerda, os astronautas da NASA Megan McArthur e Shane Kimbrough, e o astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), Aki Hoshide, à direita, são vistos dentro da nave spacex crew Dragon Endeavour a bordo da nave de recuperação SpaceX GO Navigator pouco depois de ter pousado no Golfo do México na costa de Pensacola, Flórida, Segunda-feira, 8 de novembro de 2021. A missão SpaceX Crew-2 da NASA é a segunda missão operacional da espaçonave SpaceX Crew Dragon e do foguete Falcon 9 para a Estação Espacial Internacional como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência.
Créditos: NASA/Aubrey Gemignani
Carregados no braço, literalmente. Desafio para a engenharia. Os astronautas precisam de um mínimo de conforto para entrar, permanecer e sair da cápsula espacial.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Astronautas já estão na Estação Espacial.

Com mais de 30 minutos de antecedência, os astronautas da SpaceX Crew-3 atracaram na Estação …