Página Inicial --> Astronomia --> Astronautas já estão na Estação Espacial.

Astronautas já estão na Estação Espacial.

Com mais de 30 minutos de antecedência, os astronautas da SpaceX Crew-3 atracaram na Estação Espacial Internacional às 18h32.m. EST quinta-feira, 11 de novembro, menos de 24 horas após o lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Os astronautas raja Chari, Tom Marshburn, Kayla Barron e Matthias Maurer, astronauta da ESA, chegaram à Estação Espacial Internacional às 18h32.m EST quinta-feira, 11 de novembro. A tripulação Dragon Endurance atracou no complexo orbital enquanto as naves voavam 260 milhas acima do mar do Caribe oriental. Seguindo a ligação do Crew Dragon até o módulo Harmony.

Os astronautas raja Chari, Tom Marshburn, Kayla Barron e ESA (Agência Espacial Europeia) astronauta Matthias Maurer abriram a escotilha de sua nave crew Dragon Endurance às 20h25.m. e participaram de uma cerimônia de boas-vindas com seus novos tripulantes da Expedição 66 às 21h.m.
Mark Vande Hei e Anton Shkaplerov preparam a recepção aos astronautas na Estação Espacial Internacional.

A bordo para recebê-los estavam o astronauta Mark Vande Hei, o comandante da Expedição 66 Anton Shkaplerov e o engenheiro de voo Pyotr Dubrov da Roscosmos. Juntando-se à cerimônia de boas-vindas da Terra estavam Kathy Lueders, administradora associada da NASA para operações espaciais, NASA e Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA.

Kayla Barron recebe o pin (broche) de astronauta, durante cerimônia de recepção na Estsação Espacial.
Centro de Controle da Missão. À esquerda, o Centro da NASA e à direita o Centro da SpaceX.

NASA e SpaceX lançam, com sucesso a nave Endurance!

Foguete Falcon 9 decola levando a Crew Dragon

Na quarta-feira, 10 de novembro de 2021 às 21:03.m. EST, 2:03 UTC, a SpaceX e a NASA lançaram a terceira missão tripulada, de longa duração, para a Estação Espacial Internacional.

Trajeto da Crew Dragon

Um foguete SpaceX Falcon 9 que transporta a espaçonave Crew Dragon da empresa é lançado na missão SpaceX Crew-3 da NASA para a Estação Espacial Internacional com os astronautas da NASA Raja Chari, Tom Marshburn, o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Matthias Maurer e Kayla Barron a bordo, quarta-feira, 10 de novembro de 2021, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Créditos: NASA/Joel Kowsky

Astronautas da SpaceX na missão Crew-3: (da esquerda para a direita) Matthias Maurer, Thomas Marshburn, Raja Chari e Kayla Barron  (SpaceX/Divulgação)

Chari, Marshburn, Barron e Maurer se juntarão à tripulação da Expedição 66 do astronauta da NASA Mark Vande Hei e dos cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov da Roscosmos. Crew-3 é a segunda missão da tripulação comercial a ter como piloto um astronauta da ESA.

O lançamento ocorreu depois de alguns adiamentos. O primeiro adiamento por causa do mau tempo e o segundo em decorrência de algum problema de saúde num dos astronautas (que não foi bem explicado).

A nave decolou do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida. Após a separação do estágio, o primeiro estágio do Falcon 9 pousou no drone “A Carência de Gravitas”.

O foguete SpaceX Falcon 9 impulsionou a nave Crew Dragon Endurance com os astronautas raja Chari, Tom MarshburnKayla Barron, bem como o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), Matthias Maurer. Photo Credit: (NASA/Joel Kowsky)

A tripulação está programada para uma estadia de longa duração a bordo do laboratório em órbita, passando vários meses conduzindo ciência e manutenção antes que os quatro astronautas retornem à Terra na primavera de 2022.

A missão Crew-3 pilota uma nova nave Crew Dragon. É tradição os primeiros astronautas a pilotar uma nova cápsula nomear sua nave espacial; A tripulação-3 escolheu “Endurance” como um tributo à tenacidade do espírito humano para a exploração e para avançar mais longe no espaço.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

O banheiro pifou e os astronautas tiveram que usar fraldão para voltar.

Os astronautas que deixaram a Estação Espacial Internacional, depois de 6 meses, tiveram que usar …