
Depois de viajar 470 milhões de quilômetros durante quase 7 meses, o Robot Perseverance e o helicóptero Ingenuity da NASA, desceram em Marte, no dia e hora marcados. A missão é buscar sinais de vida antiga e coletar amostras do solo que serão depois enviadas para a Terra.

A Agencia Americana deu um verdadeiro Show na cobertura do evento. Chegou até a produzir um programa em espanhol contando a história da viagem para Marte e que destacou os cientistas e colaboradores de origem latina.

O maior e mais avançado rover que a NASA enviou para outro mundo pousou em Marte na quinta-feira, depois de uma viagem de 203 dias que percorreu 472 milhões de quilômetros. A confirmação do touchdown bem-sucedido foi anunciada no controle da missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia às 15:55 p.m. EST (12:55 p.m. PST).

Repleta de tecnologia inovadora, a missão Marte 2020 foi lançada em 30 de julho de 2020, a partir da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida. A missão de rover Perseverança marca um ambicioso primeiro passo no esforço para coletar amostras de Marte e devolvê-las à Terra.
“Esse pouso é um daqueles momentos cruciais para a NASA, os Estados Unidos e a exploração espacial globalmente – quando sabemos que estamos à beira da descoberta e afiando nossos lápis, por assim dizer, para reescrever os livros didáticos”, disse o administrador interino da NASA Steve Jurczyk. “A missão Salvador 2020 de Marte incorpora o espírito de perseverar da nossa nação, mesmo nas situações mais desafiadoras, inspirando e avançando na ciência e exploração. A missão em si personifica o ideal humano de perseverar em direção ao futuro e nos ajudará a nos preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho na década de 2030.”

Cientistas lembram que é a mais difícil fase do projeto pois todos os procedimentos tem que acontecer no tempo certo, com precisão para que a nave pouse em segurança na Jezero Crater.

NASA fez programa inédito em espanhol e ao vivo!

Texto liberado pela NASA para informar que atendeu ao nosso pedido e, na chegada do Robot Perseverance à Marte fará, pela primeira vez na sua história, uma transmissão em espanhol.

“Estou muito orgulhosa dos esforços que a NASA está fazendo para compartilhar a emoção da aterrisagem do Rover Perseverança com os 500 milhões de pessoas que falam o espanhol, em todo o mundo. “Juntos Perseveramos” é o primeiro programa em espanhol da NASA que vai acompanhar a chegada em outro planeta”, disse Bhayva Lal, Chefe Interina de Pessoal da NASA.
Nasa carimba Passaporte Interplanetário
Jornalista Paulo Roberto Machado recebeu, da nasa, seu Passaporte Interplanetário carimbado.

Tudo nesta fantástica viagem virtual.
Perseverance, levando chip com milhares de nomes, desce em Marte no dia 18.

go.nasa.gov/Mars2020Pass

Embora leve anos para que os primeiros humanos pisem em Marte, a NASA deu ao público a oportunidade de enviar seu nome gravado num microchip ao planeta vermelho com o Mars 2020 da NASA, que representa a primeira etapa da primeira viagem de ida e volta da humanidade para outro planeta.
Vídeo dá detalhes do projeto Marte
O rover, um cientista robótico pesando mais de mil quilos, vai procurar por sinais da vida microbiana do passado, identificar o clima e a geologia do planeta e coletar amostras que serão trazidas para a Terra abrindo caminho para a exploração humana do Planeta vermelho.

“É um momento emocionante para a NASA, enquanto fazemos esta viagem para responder a questões profundas sobre o nosso planeta vizinho e até mesmo sobre as origens da própria vida.” disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas (SMD) da NASA em Washington.

O Laboratório de Microdispositivos do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) em Pasadena, Califórnia, usou um feixe de elétrons para gravar os nomes apresentados em um chip de silício com linhas de texto menores que um milésimo da largura de um cabelo humano (75 nanômetros). Com esse tamanho, mais de um milhão de nomes podem ser inscritos em um único microchip do tamanho de uma moeda de dez centavos. O chip irá rodar no rover sob uma cobertura de vidro.
Robot Opportunity é a primeira morte no planeta Marte.

Segundo cientistas da Nasa, o robô não sobreviveu a uma enorme tormenta de areia. “Tenho um profundo sentimento de agradecimento e gratidão ao declarar que a missão do Opportunity está completa”, disse Thomas Zurbuchen, da Nasa.
O Opportunity deu aos cientistas uma chance de ver Marte de um ponto de vista que nunca antes tinha sido observado: rochas dispostas em camadas que resistiram à erosão da água que supostamente fluiu no planeta vermelho há bilhões de anos. Por causa desse equipamento e de seu gêmeo Spirit, que desligou em 2010, a Nasa teve uma presença robótica contínua em Marte durante mais de 15 anos.

O chefe do programa, John Callas disse que os engenheiros sabiam que um dia a missao chegaria ao fim. “Mas não imaginávamos que demoraria tanto”, afirmou. “Embora seja uma máquina, é difícil dizer adeus, é doloroso”.
