Página Inicial --> Astronomia --> Morre Katherine Johnson. A mulher que ajudou o homem a chegar na Lua.

Morre Katherine Johnson. A mulher que ajudou o homem a chegar na Lua.

Katherine Johnson: faleceu aos 101 anos de idade.

Katherine Johnson foi uma das várias cientistas ofuscadas pelas conquistas celebradas pelos homens na história da humanidade. Sem ela, talvez a NASA não conseguisse chegar à Lua com a Apollo 11 em 1969. Ela trabalhou na agência espacial norte-americana entre 1953 e 1969 e seus cálculos foram fundamentais tanto para a primeira viagem de um estadunidense ao espaço, com Alan Shepard, em 1961, quanto para os primeiros passos de Neil Armstrong em nosso satélite natural.

Katherine Johnson foi reconhecida com a Medalha Presidencial da Liberdade, condecoração civil mais importante dos Estados Unidos, concedida pelo Congresso estadunidense pelas mãos do então presidente Barack Obama, em 2015.

A NASA fez questão de destacar seus esforços em uma época em que mulheres e negros sofriam (ainda mais) discriminação no ambiente de trabalho. “A NASA está profundamente triste com a perda de um líder de nossos dias pioneiros, e enviamos nossas mais profundas condolências à família de Katherine Johnson. Katherine ajudou a nossa nação a ampliar as fronteiras do espaço, enquanto fazia grandes progressos que também abriam portas para mulheres e pessoas de cor na busca humana universal de explorar o espaço”, diz o comunicado.

Homem na Lua, em 1969 com a ajuda de Katherine Johnson

“Na NASA, nunca esqueceremos sua coragem e liderança e os marcos que não poderíamos ter alcançado sem ela. Continuaremos a desenvolver seu legado e trabalharemos incansavelmente para aumentar as oportunidades para todos que têm algo a contribuir para o trabalho contínuo de elevar o patamar do potencial humano”, completa a NASA em seu comunicado.

Mary Jackson (Janelle Monae), Katherine Johnson (Taraji P. Henson) e Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) em Estrelas Além do Tempo. Filme que imortalizou o trabalho de Katherine e suas colegas.
(Imagem: Divulgação/Fox Films)

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Telescópio Espacial WFIRST vai pesquisar o universo

Ilustração do telescópio de pesquisa por infravermelho de campo amplo da NASA (WFIRST) Créditos: NASA …