Página Inicial --> Multimidia --> Brasil --> Exército começa a unificação da Amazônia

Exército começa a unificação da Amazônia

Fibra ótica pelo rio é coisa inédita no mundo. Até agora só havia registro de fibra pelo mar. #exercitobrasileiro

General Edson Rosty Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva

Amazônia Conectada – Este é título do Projeto que está sendo levado a pelo Exército Brasileiro em associação com várias entidades. O Projeto começou em setembro e é pioneiro no mundo. Até agora, as ligações via fibra ótica sempre foram pelo mar.

Primeiro trecho Coari a Tefé já foi concluído com sucesso e até adiantado em cerca de uma semana. No total serão unificados 52 municípios na Amazônia.

Nesse primeiro trecho foram lançados 235 km de cabos. Cada cabo tem 24 fibras. Uma etapa difícil é a do Rio Solimões que não tem visibilidade. Os mergulhadores fazem tudo pelo tato, pela sensibilidade.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo sobre o Projeto Aquamar.

Agora, as equipes estão fazendo a instalação aérea, em postes da rede elétrica no trecho da 16ª Balog, localizada na Estrada do Bexiga, onde está o cabo submarino, à 16° Brigada de Infantaria de Selva na Estrada do Aeroporto, local que abriga o data center onde será conectado ao cabo para realizar a distribuição da internet.

A equipe a bordo da embarcação de lançamento da fibra ótica é de 60 pessoas.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Zé Paulo dá o último “Pulo do Gato”.

José Paulo de Andrade do comando do Programa Pulo do Gato pela Rádio Bandeirantes. José …