Página Inicial --> Astronomia --> Engenheiros da NASA falam sobre a atmosfera de Marte

Engenheiros da NASA falam sobre a atmosfera de Marte

Os pesquisadores da NASA revelaram os dados do projeto Mars Atmosphere and Volatile missão Evolution (MAVEN) que determinou a taxa atual em que a atmosfera de Marte está perdendo o gás para o espaço, através de decapagem pelo vento solar.

Coletiva sobre atmosfera

Esta perda de gás para o espaço parece ter desempenhado um papel fundamental na transição do clima marciano de um ambiente quente e úmido que poderia ter abrigado vida na superfície para o frio e árido planeta que vemos hoje.

A atmosfera de Marte está lentamente desaparecendo. Os dados do projeto MAVEN, da NASA, indicam que a causa deste desaparecimento é o Sol. Os ventos solares foram contra Marte de forma constante, desgastando as camadas do planeta. Os cientistas da agência espacial norte-americana fizeram esta descoberta depois de estudar uma tempestade solar em Marte, no início do ano.

Coletiva Bruce

As partículas solares da tempestade energizaram os gases da atmosfera, fazendo com que saíssem para o espaço. Os investigadores estudaram os tipos de átomos e moléculas perdidos pela atmosfera do planeta vermelho, que incluem hidrogênio, oxigênio e dióxido de carbono.

Os investigadores acreditam que Marte teve uma atmosfera espessa há quatro bilhões de anos com gases suficientes para aquecer o planeta e abrigar grandes oceanos.

Marte hoje
Fotos: NASA – 05 de novembro de 2015

Agora, o planeta vermelho é frio, sem oceanos e com uma atmosfera fina, com um centésimo da pressão da Terra.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

NASA vai pesquisar as origens do Universo…

O Spectro-Photometer da NASA para a missão História do Universo, Época de Reionização e Ices …