Página Inicial --> psicologia e comportamento --> Comportamento --> 7 de abril é o Dia do Jornalista!

7 de abril é o Dia do Jornalista!

O Dia do Jornalista é 7 de abril. Pouca gente se lembra dessa data porque, no fundo, no fundo, o que todos querem é acabar com a nossa raça. “Mais do que transformar os fatos em notícias, o jornalista é responsável por perpetuar os acontecimentos na história” .

paulaoescr
Jornalista Paulo Roberto Machado – Diretor dos Comunicadores que edita a Revista dos Comunicadores e o site www.oscomunicadores.com.br

A verdade é que nossa profissão está desregulamentada e pode ser exercida por qualquer um. Por isso temos tantos globais fazendo entrevista por aí. Uma cara bonita ajuda? Ajuda. Claro! Se puder aliar a isso um pouco de simpatia e inteligência, melhor ainda. O fato é que a profissão não está nada bem. Temos apenas um Sindicato cuja atuação foi “acomodada” pelo tempo e pelas pressões e uma Federação que apenas carimba nossos documentos e leva nosso dinheiro. Uma pena.

Jornalistas

Não conseguimos mais nos unir a ponto de sermos realmente o chamado “quarto poder”. Somos usados por tudo e por todos. Estamos ingressando no século XXI e ainda encontramos profissionais que “alugam a pena” e escrevem sob encomenda. Não se preocupam nem em disfarçar ou camuflar e fazem o serviço descaradamente.

elpais
Paulo, em Montevideo, Uruguai, lendo o Jornal local El País.

Precisamos urgentemente de um Conselho de Classe e da regulamentação da nossa profissão. Nos desculpamos dizendo que a culpa é dos políticos, em Brasília, que não votam a PEC do Diploma mas isso não é verdade. Cansados de sofrer e ver as injustiças sendo praticadas nas redações, perdemos a vontade de lutar e vamos entregando os pontos nos transformando em meros expectadores da história dos nossos dias.

Origem do Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil. untitled Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade. Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

 

 

 

imagesS30OIL11
Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

 

 

 

 

 

imagesGRLPB73S
Dizem que um dia, a PEC do Diploma será votada, quem sabe neste ano, no dia do Jornalista, em Brasília. Vamos esperar.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Dia dos Pais! Nossa homenagem a todos os Papais…

Dia dos Pais! Para mim, Dia dos Pais é e sempre será uma data especial. …