Página Inicial --> Maçonaria --> 22 de fevereiro: Dia Internacional do Maçom

22 de fevereiro: Dia Internacional do Maçom

O Dia Internacional do Maçom é uma homenagem à George Washington.

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1994, realizou-se em Washington D.C., nos Estados Unidos da América, a Reunião Anual dos Grãos Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).

Dia do Maçom 25

Ao encerramento dos trabalhos, o Grão Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir:. Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão encampada pelos Grãos Mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências Regulares Reconhecidas, o que foi totalmente aprovado.

E por quê 22 de Fevereiro?

Porque foi no dia 22 de Fevereiro de 1732, em Bridges Creek/VIRGÍNIA – Estados Unidos da América, que nasceu George Washinton (o principal artífice da independência dos Estados Unidos da América).

Dia do Maçom 42 George_Washington

George Washinton foi iniciado a 4/11/1752, na “Loja Maçônica Fredericksburg nº004”, de Fredericksburg/VIRGÍNIA, chegando ao grau de Companheiro Maçom em 1753, e Mestre Maçom em 4/08/1754.

No Brasil o Dia do Maçom é comemorado em 20 de agosto. De acordo com os registros, nesse dia, teria sido proclamada a Independência do Brasil, numa Loja Maçônica, no Rio de Janeiro. A decisão da Loja, em formato de prancha ou ata, foi comunicada à D. Pedro que estava em São Paulo. Quando o Imperador recebeu os documentos, deu o grito de “Independência ou Morte”! O slogam que identificava o seu grupo maçônico.

Dia do Maçom 9

Brasil é a 3ª maior potência do mundo na maçonaria

Somos mais de 200 mil maçons no Brasil

Somos a 3ª Maior Potência Maçônica do mundo – Considerando os maçons de todas as potências regulares.

EUA – 1ª Potência com 1,5 milhão de maçons

Inglaterra – Grande Loja Unida da Inglaterra – 2ª maior potência com 240 mil maçons.

Grão Mestre: Mensagem de Esperança em dias melhores!

SAR Príncipe Edward, Duque de Kent, KG, GCMG, GCVO, ADC – Grão Mestre da Maçonaria – Grande Loja Unida da Inglaterra.

Irmãos e Companheiros

Tenho a certeza de que, como eu, gostariam de esquecer 2020 e ter esperanças e desejos muito maiores para 2021.

É difícil imaginar alguém que tenha saído ileso durante o último ano. Ele afetou a todos nós profundamente, mas, como tantas vezes aconteceu ao longo da história da humanidade, o espírito é movido pela necessidade de superar as adversidades. Também olho para trás e sinto orgulho em ver como nós, como maçons, ajudamos coletivamente no apoio ao esforço nacional.

Ao longo do ano, esta pandemia, cavou fundo e trouxe mudanças reais e significativas para aqueles que foram afligidos pelo infortúnio.

O nosso foco esteve voltado para o exterior, pois ajudamos com o fornecimento de equipamentos de proteção individual, doamos tablets a hospitais para manter os entes queridos conectados e fornecemos refeições e apoio aos vulneráveis, sem ficarmos indiferentes perante as necessidades dos nossos próprios membros.

A maneira como Lojas e Capítulos se reuniram para cuidar dos membros que sofreram os efeitos da pandemia e da crise econômica, foi uma inspiração.

Os nossos esforços não passaram despercebidos ao mundo em geral e há um verdadeiro entusiasmo quando as Províncias percebem o seu peso a crescer como resultado de publicações e artigos de opinião que discutem as nossas atividades, quem somos e o que os Maçons fazem.

A Maçonaria está tornando-se amplamente conhecida pelas suas atividades de caridade na comunidade e os papéis filantrópicos desempenhados por muitos dos seus membros.

Nas próximas semanas e meses, esperamos a imunidade pela vacinação, o retorno à vida, aos estudos e a tudo mais. Pensamos naqueles que perderam entes queridos e estamos com eles. Vêm-nos à memória todos aqueles cujas circunstâncias de vida mudaram para além de todo o expectável, no ano que passou, e ficamos ao lado deles enquanto se reconstroem a si mesmos e às suas vidas.

Também olhamos para o futuro, um futuro brilhante agora aparentemente ao nosso alcance quando as coisas retornarem a uma vida mais estável e confortável para nos encontrarmos e jantarmos juntos para receber novos membros para o nosso seio, enquanto encorajamos aqueles que não víamos há algum tempo, a voltarem às nossas reuniões.

Mais importante, estamos ansiosos para recuperar as nossas Lojas e Capítulos, o ritmo das nossas vidas maçônicas e as amizades de que todos sentimos a falta, ao longo dos longos meses de separação,

Desejo a todos um ano novo seguro e próspero e estou ansioso para me encontrar com todos vocês. Veja abaixo, o pronunciamento do Grão Mestre.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.