Página Inicial --> Agenda --> Dia das Mães é para refletir…

Dia das Mães é para refletir…

O Dia das Mães acabou se transformando num grande evento comercial.  Para muitos, a data é meramente uma ocasião de consumo. Para nós, é ocasião de se refletir sobre a importância das Mães e o carinho que a elas nós dedicamos.

As origens do Dia, entretanto, são mais nobres, mantendo relação estreita com as lutas das mulheres nos séculos XIX e XX.

As primeiras comemorações do Dia das Mães datam das celebrações da Grécia antiga, do dia de Rhea – a mãe dos Deuses. 
Na Inglaterra, no Século XVII, comemorava-se o dia das Mães no quarto Domingo da Quaresma, dia em que todos os empregados eram mandados para casa para passarem o dia com suas mães. Um bolo especial, o “mothering cake” ou bolo das mães era feito nestas datas para fornecer um toque festivo de confraternização e união. 
Com o crescimento do Cristianismo na Europa, a celebração mudou para “Mother Church” – um poder espiritual que lhes dava vida e proteção. Com o avanço do tempo, o festival da  igreja comemorava o Domingo Materno e as pessoas começaram a homenagear  suas mães juntamente com a igreja

Em 1865, a ativista norte-americana Ann Maria Reeves Jarvis propôs a criação do Mother’s Friendship Day, algo como dia da solidariedade entre mães ou das mães solidárias, como parte de uma campanha de sensibilização em favor dos feridos e mutilados da recém-concluída Guerra de Secessão norte-americana. 

Ann Maria Reeves Jarvis

A data, no entanto, só virou uma comemoração oficial nos Estados Unidos em 1914 num formato bem próximo do evento comercial que temos hoje. Jarvis várias vezes manifestou sua decepção com a transformação de um dia de solidariedade em uma campanha de vendas e lutou para pôr fim à data que ajudou a criar.

No Brasil, o Dia das Mães também foi instituído por iniciativa de uma organização política e social, a Federação Brasileira para o Progresso Feminino, ainda nos anos 1930. Mas logo foi transformada, como nos Estados Unidos, num evento de vendas e hoje é a segunda data mais importante do varejo nacional, perdendo apenas para o Natal.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Sociedade Bíblica do Brasil fará culto pelos 71 anos.

Com programação variada, evento será realizado no dia 15 de junho, na Igreja O Brasil …