Página Inicial --> Astronomia --> Cratera Korolev tem 82 km de diâmetro e está coberta por uma camada de gelo de 1,8 km de espessura…

Cratera Korolev tem 82 km de diâmetro e está coberta por uma camada de gelo de 1,8 km de espessura…


Cratera perto do pólo norte de Marte está coberta por camada de gelo Foto: ESA / BBC News Brasil

Mas como a foto acima mostra, a Terra não é o único planeta que tem cenas de neve no Natal.

A imagem é da cratera Korolev, perto do pólo norte de Marte, capturada pela missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

A cratera tem 82 km de diâmetro e está coberta por uma camada de gelo de 1,8 km de espessura.

Ela foi nomeada em homenagem ao engenheiro de foguetes e designer de naves espaciais Sergei Korolev, o arquiteto do programa espacial da União Soviética.

Korolev trabalhou nas primeiras missões interplanetárias da Lua, Marte e Vênus, e no programa Sputnik, que lançou o primeiro satélite artificial do mundo.

As imagens da cratera são compostas por fotos tiradas pela Câmera de Alta Resolução da Mars Express.

A missão é o primeiro empreendimento da ESA para outro planeta. Ela foi lançada em 2 de junho de 2003 e entrou na órbita de Marte no dia de Natal daquele ano.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Comandante da Polícia Militar faz palestra na Maçonaria

Palestra do Cel. Marcelo Vieira Salles, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São …