Página Inicial --> Astronomia --> China começa a montagem da sua Estação Espacial

China começa a montagem da sua Estação Espacial

A China mandou para o espaço nesta quinta-feira, 29, o módulo central de sua estação espacial, dando início a uma série de missões para concluir sua construção até o fim de 2022.

A China não se dá por vencida. Ao contrário, mostrou para o mundo que aprendeu com os fracassos das suas primeiras estações espaciais. Na madrugada de 29 de abril, lançou com sucesso o Tianhe-1, primeiro módulo de sua futura estação espacial.

Serão necessárias 11 missões para concluir a construção da estação até 2022, incluindo quatro missões tripuladas, quatro missões de carga e o lançamento de três módulos. Quando completada a estação, batizada de Tiangong, terá vida útil de 10 anos, que poderá ser estendida a até 15 anos com upgrades futuros.

O foguete Longa Marcha 5B decolou do centro espacial de Wenchang, na ilha de Hainan, para colocar em órbita o “núcleo” da estação, que tem 16,6 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro.

O foguete Long March-5B Y2, levando o Tianhe, decolou de Wenchang, na ilha de Hainan

Esta será a terceira estação espacial chinesa. A Tiangong-1 foi lançada em setembro de 2011 e ocupada por duas tripulações de três taikonautas cada nas missões Shenzou 9 (junho de 2012) e Shenzou 10 (junho de 2013). A estação reentrou nossa atmosfera em abril de 2018. A maioria de seus componentes queimou na rentrada, e o restante caiu no Oceano Pacífico.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

16 Psique, o asteroide que vale mais que a Terra.

O asteroide 16 Psique, descoberto em 1852, tem 226 quilômetros de diâmetro e está a …