Página Inicial --> Astronomia --> China começa a montagem da sua Estação Espacial

China começa a montagem da sua Estação Espacial

A China mandou para o espaço nesta quinta-feira, 29, o módulo central de sua estação espacial, dando início a uma série de missões para concluir sua construção até o fim de 2022.

A China não se dá por vencida. Ao contrário, mostrou para o mundo que aprendeu com os fracassos das suas primeiras estações espaciais. Na madrugada de 29 de abril, lançou com sucesso o Tianhe-1, primeiro módulo de sua futura estação espacial.

Serão necessárias 11 missões para concluir a construção da estação até 2022, incluindo quatro missões tripuladas, quatro missões de carga e o lançamento de três módulos. Quando completada a estação, batizada de Tiangong, terá vida útil de 10 anos, que poderá ser estendida a até 15 anos com upgrades futuros.

O foguete Longa Marcha 5B decolou do centro espacial de Wenchang, na ilha de Hainan, para colocar em órbita o “núcleo” da estação, que tem 16,6 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro.

O foguete Long March-5B Y2, levando o Tianhe, decolou de Wenchang, na ilha de Hainan

Esta será a terceira estação espacial chinesa. A Tiangong-1 foi lançada em setembro de 2011 e ocupada por duas tripulações de três taikonautas cada nas missões Shenzou 9 (junho de 2012) e Shenzou 10 (junho de 2013). A estação reentrou nossa atmosfera em abril de 2018. A maioria de seus componentes queimou na rentrada, e o restante caiu no Oceano Pacífico.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Astronautas já estão na Estação Espacial.

Com mais de 30 minutos de antecedência, os astronautas da SpaceX Crew-3 atracaram na Estação …