Página Inicial --> Bíblia --> Afinal, qual o real significado da Páscoa?

Afinal, qual o real significado da Páscoa?

  untitled (4)

Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera.

A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.

A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.

untitled (3)

A páscoa judaica (em hebraico פסח, ou seja, passagem) é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Êxodo.

untitled (5)

A festa cristã da Páscoa tem origem na festa judaica, mas tem um significado diferente. Enquanto para o Judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, no Cristianismo a Páscoa representa a morte e ressurreição de Jesus (que supostamente aconteceu na Pessach) e de que a Páscoa Judaica é considerada prefiguração, pois em ambos os casos se celebra uma “libertação do povo de Deus”, a sua passagem da escravidão (do Egito/do pecado) para a liberdade.

De fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.

imagesI528POHZ

Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.

biblia2

No dia 31 de março, o Museu da Bíblia (MuBi) teve uma programação especial para celebrar a Páscoa com o público infantil. Recebidas em dois horários, às 9h e às 14h, as crianças foram brindadas com apresentação de histórias, músicas, brincadeiras e uma mensagem sobre a origem e o significado desta importante data do Cristianismo.

untitled (7)

Localizado em Barueri, na Grande São Paulo, o MuBi é mantido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a Prefeitura do município. Na comemoração da Páscoa, são esperadas cerca de 120 crianças de escolas municipais de Barueri.

untitled (6)

Com o tema “Páscoa sua origem e seu significado”, o evento foi realizado no espaço de exposição do MuBi, na área A Bíblia e a Criança.  “A celebração da Páscoa neste local dedicado à Bíblia Sagrada, além de proporcionar momentos lúdicos para as crianças, é uma excelente oportunidade para trabalhar com esse público valores cristãos, como respeito, sinceridade. solidariedade e amor ao próximo”, afirma o diretor do espaço, Erní Seibert.

sbb

A SBB e o MuBi – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica, educativa, cultural e de saúde. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.

Por volta do início dos anos 80, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro. Mas não atendia às expectativas. Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

O objetivo do MuBi é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus aspectos culturais, éticos e religiosos. Compreende área de exposição com 450 m2, Biblioteca com 225 m2, auditório para 500 pessoas e estacionamento para 200 veículos. Tem entrada gratuita e assegura total acessibilidade a portadores de deficiências. Seguindo o conceito de arquitetura inclusiva, o projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações específicas para deficientes visuais. O Museu ainda abriga uma loja de lembranças, como Bíblias e publicações especiais, cuja arrecadação é revertida para manutenção das instalações.

O MuBi conta com monitores treinados para receber os mais diferentes públicos — crianças, adultos, terceira idade, deficientes visuais e escolas, entre outros. As visitas monitoradas, entretanto, devem ser agendadas previamente.

Museu da Bíblia

Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.

Funcionamento:

De terça a sexta-feira: das 9h às 17h

Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h

Telefone: (11) 4168-6225

E-mail: [email protected]

Entrada gratuita

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Bíblia com letras grandes para facilitar

SBB lança Bíblia com letras extragigantes A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) está lançando uma …