Página Inicial --> Astronomia --> NASA lança Satélite para monitorar a poluição da Terra.

NASA lança Satélite para monitorar a poluição da Terra.

No Complexo de Lançamento Espacial 2na Base Aérea deVandenberg, na Califórnia foi lançado na quarta feira, dia 2 de julho, o fogueteUnited LaunchAllianceDeltaII que sobe levando o satélitede órbitaCarbono Observatory-2 (OCO-2).

satelite oco2
Crédito da imagem: NASA / Bill Ingalls

A missão do satélite é a de medir a poluição da Terra. Isso será feito com medição da distribuição global dedióxido de carbono. Esse dióxido é um dos pri8ncipais responsáveis pelo efeito estufa e pelas alterações no clima da Terra.

O público escolheu a Tycho Central Peak  como  imagem favorita da Lua. Será a capa de um documentário.

O documento especial está sendo produzido pelo LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) que está comemorando o seu quinto aniversário no espaço. O LRO foi lançado da Flórida em 18 de junho de 2009. Depois de uma viagem de quatro dias, a sonda entrou com sucesso em órbita lunar em 23 de junho. Nos sucessivos cinco anos, a LRO continuou a moldar a nossa visão do vizinho celestial mais próximo.

cratera da lua em 190614

Dados da LRO nos mostram as faixas e equipamentos deixados para trás pelos astronautas da Apollo e criou o mapa mais preciso da superfície lunar. O programa também descobriu, na Lua, as temperaturas mais baixas conhecido no sistema solar e mapeou a distribuição de hidrogênio e, possivelmente, água misturada no solo. luacraterbulliald

O público escolheu a imagem de Tycho Central Peak como a favorita da Lua para ser a capa de um arquivo/documentário de imagens do satélite. O belíssimo Tycho Central Peak repousa dentro de uma cratera de impacto e tem uma pedra com mais de 100 metros de largura (cerca de 328 pés) em seu cume. Ela mostra uma vista deslumbrante sobre a paisagem lunar. O Complexo pico central da cratera Tycho, mostrado aqui, é cerca de 9,3 milhas (15 quilômetros) de largura, da esquerda para a direita (sudeste para noroeste neste ponto de vista). Um alvo muito popular com os astrônomos amadores, Tycho tem cerca de 51 milhas (82 km) de diâmetro. Cume do pico central é de 1,24 milhas (dois quilômetros) acima do chão da cratera. Crédito da imagem: University NASA / Goddard / Arizona State Astronautas assistem aos jogos da Copa na Estação Espacial Os astronautas da NASA Reid Wiseman, Steve Swanson e o alemão Alexander Gerst fazem uma pausa na rotina espacial para assistir a dez minutos da Copa do Mundo. Os jogos estão sendo recebidos ao vivo e eles se divertem entre os experimentos científicos a bordo da Estação Espacial Internacional. Astronautas assistem a copa do mundo

Na abertura da Copa do Mundo, a tripulação já tinha enviado uma mensagem especial para desejar boa sorte a todos os jogadores e equipes. Os astronautas são treinados para trabalhar em equipe. Mas haverá um dia, na tabela da Copa, em que Estados Unidos vai enfrentar a Alemanha. Nesse dia, teremos uma saudável competição espacial pois a maior parte da equipe que está na Estação Espacial é americana e apenas um é da Alemanha. Crédito da imagem: NASA O foguete Soyuz TMA-13M é lançado com a Expedition 40 Soyuz.

Equipe 40 da Soyus

O Comandante da Missão é Maxim Suraev, da Agência Espacial Federal Russa, Roscosmos. O engenheiro de vôo é Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia, ESA e o engenheiro de vôo é o astronauta Reid Wiseman da NASA. O foguete decolou nas primeiras horas de quinta-feira, 29 de maio, 2014 do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Suraev, Gerst, e Wiseman vão passar os próximos cinco meses e meio a bordo da Estação Espacial Internacional. Equipe 40a da Soyus

Crédito das imagens: NASA / Joel Kowsky Astronautas da equipe 40 treinaram nos tanques da NASA que simulam a ausência de gravidade na Estação Espacial. Astronauta Reid Wiseman treina 090514

O astronauta da Nasa Reid Wiseman, Engenheiro de Vôo da missão 40, participando de treinamento vestindo o seu Extravehicular Mobility Unit (UEM) Espacial. O astronauta Alexander Gerst está de costas para a foto. Ambos são submersos nas águas do Laboratório de Flutuação Neutra (NBL), perto de Johnson Space Center da NASA. A Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) lançou a equipe para a estação espacial a bordo de uma nave Soyuz nas primeiras horas do dia 29 de maio de 2014.

 

Eles estão programados para retornar à Terra em novembro. Astronautas voltam para a Terra

 

Astr Eng Rick Mastracchio

Astronauta engenheiro de vôo Rick Mastracchio da NASA é auxiliado para sair da cápsula Soyuz poucos minutos depois que ele e os integrantges da Expedição 39 do Commander Koichi Wakata da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e Soyuz Comandante Mikhail Tyurin da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) desembarcou em sua nave espacial Soyuz TMA-11M, perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão em 09:58 EDT nesta terça-feira, 13 maio, 2014 (07:58 quarta-feira, hora do Cazaquistão). Wakata, Tyurin e Mastracchio voltamu à Terra depois de mais de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional, onde atuaram como membros da Expedição 38 e 39. Crédito da imagem: NASA / Bill Ingalls.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

NASA vai levar, num microchip, nomes de humanos para Marte

Quem quiser enviar seu nome para Marte na próxima missão da NASA ao Planeta Vermelho …