Página Inicial --> Astronomia --> NASA lança Satélite para monitorar a poluição da Terra.

NASA lança Satélite para monitorar a poluição da Terra.

No Complexo de Lançamento Espacial 2na Base Aérea deVandenberg, na Califórnia foi lançado na quarta feira, dia 2 de julho, o fogueteUnited LaunchAllianceDeltaII que sobe levando o satélitede órbitaCarbono Observatory-2 (OCO-2).

satelite oco2
Crédito da imagem: NASA / Bill Ingalls

A missão do satélite é a de medir a poluição da Terra. Isso será feito com medição da distribuição global dedióxido de carbono. Esse dióxido é um dos pri8ncipais responsáveis pelo efeito estufa e pelas alterações no clima da Terra.

O público escolheu a Tycho Central Peak  como  imagem favorita da Lua. Será a capa de um documentário.

O documento especial está sendo produzido pelo LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) que está comemorando o seu quinto aniversário no espaço. O LRO foi lançado da Flórida em 18 de junho de 2009. Depois de uma viagem de quatro dias, a sonda entrou com sucesso em órbita lunar em 23 de junho. Nos sucessivos cinco anos, a LRO continuou a moldar a nossa visão do vizinho celestial mais próximo.

cratera da lua em 190614

Dados da LRO nos mostram as faixas e equipamentos deixados para trás pelos astronautas da Apollo e criou o mapa mais preciso da superfície lunar. O programa também descobriu, na Lua, as temperaturas mais baixas conhecido no sistema solar e mapeou a distribuição de hidrogênio e, possivelmente, água misturada no solo. luacraterbulliald

O público escolheu a imagem de Tycho Central Peak como a favorita da Lua para ser a capa de um arquivo/documentário de imagens do satélite. O belíssimo Tycho Central Peak repousa dentro de uma cratera de impacto e tem uma pedra com mais de 100 metros de largura (cerca de 328 pés) em seu cume. Ela mostra uma vista deslumbrante sobre a paisagem lunar. O Complexo pico central da cratera Tycho, mostrado aqui, é cerca de 9,3 milhas (15 quilômetros) de largura, da esquerda para a direita (sudeste para noroeste neste ponto de vista). Um alvo muito popular com os astrônomos amadores, Tycho tem cerca de 51 milhas (82 km) de diâmetro. Cume do pico central é de 1,24 milhas (dois quilômetros) acima do chão da cratera. Crédito da imagem: University NASA / Goddard / Arizona State Astronautas assistem aos jogos da Copa na Estação Espacial Os astronautas da NASA Reid Wiseman, Steve Swanson e o alemão Alexander Gerst fazem uma pausa na rotina espacial para assistir a dez minutos da Copa do Mundo. Os jogos estão sendo recebidos ao vivo e eles se divertem entre os experimentos científicos a bordo da Estação Espacial Internacional. Astronautas assistem a copa do mundo

Na abertura da Copa do Mundo, a tripulação já tinha enviado uma mensagem especial para desejar boa sorte a todos os jogadores e equipes. Os astronautas são treinados para trabalhar em equipe. Mas haverá um dia, na tabela da Copa, em que Estados Unidos vai enfrentar a Alemanha. Nesse dia, teremos uma saudável competição espacial pois a maior parte da equipe que está na Estação Espacial é americana e apenas um é da Alemanha. Crédito da imagem: NASA O foguete Soyuz TMA-13M é lançado com a Expedition 40 Soyuz.

Equipe 40 da Soyus

O Comandante da Missão é Maxim Suraev, da Agência Espacial Federal Russa, Roscosmos. O engenheiro de vôo é Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia, ESA e o engenheiro de vôo é o astronauta Reid Wiseman da NASA. O foguete decolou nas primeiras horas de quinta-feira, 29 de maio, 2014 do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Suraev, Gerst, e Wiseman vão passar os próximos cinco meses e meio a bordo da Estação Espacial Internacional. Equipe 40a da Soyus

Crédito das imagens: NASA / Joel Kowsky Astronautas da equipe 40 treinaram nos tanques da NASA que simulam a ausência de gravidade na Estação Espacial. Astronauta Reid Wiseman treina 090514

O astronauta da Nasa Reid Wiseman, Engenheiro de Vôo da missão 40, participando de treinamento vestindo o seu Extravehicular Mobility Unit (UEM) Espacial. O astronauta Alexander Gerst está de costas para a foto. Ambos são submersos nas águas do Laboratório de Flutuação Neutra (NBL), perto de Johnson Space Center da NASA. A Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) lançou a equipe para a estação espacial a bordo de uma nave Soyuz nas primeiras horas do dia 29 de maio de 2014.

 

Eles estão programados para retornar à Terra em novembro. Astronautas voltam para a Terra

 

Astr Eng Rick Mastracchio

Astronauta engenheiro de vôo Rick Mastracchio da NASA é auxiliado para sair da cápsula Soyuz poucos minutos depois que ele e os integrantges da Expedição 39 do Commander Koichi Wakata da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e Soyuz Comandante Mikhail Tyurin da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) desembarcou em sua nave espacial Soyuz TMA-11M, perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão em 09:58 EDT nesta terça-feira, 13 maio, 2014 (07:58 quarta-feira, hora do Cazaquistão). Wakata, Tyurin e Mastracchio voltamu à Terra depois de mais de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional, onde atuaram como membros da Expedição 38 e 39. Crédito da imagem: NASA / Bill Ingalls.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

NASA vai pesquisar as origens do Universo…

O Spectro-Photometer da NASA para a missão História do Universo, Época de Reionização e Ices …