Página Inicial --> psicologia e comportamento --> Comportamento --> As tradições do ANO NOVO!

As tradições do ANO NOVO!

O Ano Novo abre novas perspectivas.

Feliz Ano Novo 8

O ano que passou, é como um livro que escrevemos. Cada dia uma página. Cada dia uma história.

Feliz Ano Novo 7

Quando o livro termina, temos a chance de passar os olhos pelos seus dias e ver o que está anotado em cada página. Não podemos corrigir nada, nem mesmo arrancar algumas páginas. O que podemos é aprender para que, ao iniciarmos o Livro Novo, do Ano Novo, não cometamos os mesmos erros.

Feliz Ano Novo 34

A Passagem do Ano guarda antigas tradições. Muitas vezes repetimos gestos sem ter a menor noção do seu significado. Para ajudar, fizemos uma coletânea das tradições do Ano Novo:

iemanja

– Presentear Iemanjá: flores, sabonetes, velas ou qualquer outra oferenda a Iemanjá na virada do ano faz com que todos os problemas sejam levados ao fundo do mar, e devolvidos em forma de ondas, resultando em sorte para o ano que está por vir.

romãs

– Romã: coma sete sementes de romã e guarde-as com você na carteira até o próximo Réveillon se estiver visando dinheiro. O número sete é muito importante quando você faz simpáticas, pois além dos sete chacras, ainda tem sete dias da semana.

lentilhas

– Lentilha: diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir fartura.

pular7ondas

– Pular sete ondas: nunca entendeu de onde veio essa história de pular sete ondinhas? Segundo os gregos, o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias, mas foram os africanos que trouxeram à tona a tradição de pular as ondas. E por que sete? É um número espiritual e, ao pular as ondas, você invoca iemanjá, que dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.

roupabranca

Roupa branca: a tradição de usar roupa branca no Réveillon veio das tribos africanas, que usavam trajes brancos – que significa paz e purificação espiritual -, para homenagear Iemanjá na virada do ano.

vinhoespumante

– Vinho Espumante: nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida. E por serem feitos com uvas, acredita-se que traz sorte e prosperidade para o novo ano. E é importante lembrar de sempre consumir em taças de cristal, pois a mesma purifica as energias espirituais.

Nãocomeraves

– Evitar consumo de aves: os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, por exemplo, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Aposte em carne de porco ou peixes que se movimentam sempre para frente, e acreduta-se que tragam prosperidade.

ferutas secas

– Frutas secas ou cristalizadas: figo, pêssego, ameixa, damasco e maça, por exemplo, significam sorte e fartura para o próximo ano.

lingeriecolorida

– Lingerie colorida: a cor que você usa tanto no Réveillon, como em qualquer dia do ano, reflete na sua vida SIM. É que a cromobiologia estuda o significado das cores e como elas afetam a vida humana, e revela que, quando as cores são captadas pelos olhos, transmitem para o cérebro impulsos que resultam em mudanças comportamentais na sua vida.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Dia dos Pais! Nossa homenagem a todos os Papais…

Dia dos Pais! Para mim, Dia dos Pais é e sempre será uma data especial. …