Página Inicial --> Israel --> A Festa das Luzes (Hanukkah)

A Festa das Luzes (Hanukkah)

portao de Damasco
Portão de Damasco – Jerusalém, Israel – Toda iluminada com projeções coloridas.

A festa de Chanucá é celebrada durante oito dias, do dia 25 de Kislev ao 2 de Tevet.

hanukkah6

No calendário judaico estamos no mês de Kislev do ano de 5775. Quer dizer que a Festa das Luzes está chegando. Será do dia 16 ao dia 24 de dezembro.

As luzes se acendem e Israel fica toda iluminada.

hanukkah2

É uma época muito parecida com o Natal para o povo judeu pois marca a restauração da soberania judaica em Israel. É um tempo para troca de presentes.

hanukkah5

Durante o Hanukkah se acende uma Chanukiá, ou candelabro de 9 braços (incluindo o central e maior, denominado Shamash, ou servente). Na primeira noite acende-se apenas o braço maior e uma vela, e a cada noite se vai acrescentando uma vela, até que no oitavo dia o candelabro está completamente aceso. Este ritual comemora o milagre do azeite que queimou por oito dias no candelabro do Templo de Jerusalém.

hanukkah4

Além do candelabro de 9 luzes, o Hanukkah é um período para comidas típicas com muito doce e mel. As crianças jogam um peão de madeira com quatro lados.

Os judeus costumam desejar “Um Ano Novo Doce” para você, ao contrário do nosso desejo de Feliz Ano Novo. Ano doce é porque o desejo é que você tenha apenas coisas gostosas para comemorar.

hanukkah7

Antes do século XX, o Chanucá era um feriado relativamente menor. Contudo, com o crescimento do Natal como o maior feriado no Ocidente e o estabelecimento do estado moderno de Israel, o Chanucá começou a servir crescentemente tanto como celebração da restauração da soberania judaica em Israel e, mais importante, como um feriado para se dar presentes voltado para a família em Dezembro que poderia ser um substituto judaico para o feriado cristão. É importante notar que a substituição pelo Natal não é universalmente aceito, e muitos judeus não tomam parte nesta significação extra naquilo que eles consideram um feriado menor.

Fonte: Wikepedia adaptado pelos Comunicadores.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Príncipe William visita locais sagrados em Jerusalém

O Príncipe William, do Reino Unido, visitou lugares santos em Israel. Durante os 4 dias …