Página Inicial --> Nossa Terra --> O Encanto de Colônia del Sacramento

O Encanto de Colônia del Sacramento

Colônia do Sacramento é uma cidade pequenina.

colonia1

Capital do Departamento de Colônia que começou há mais de 300 anos com a cidade de Colonia do Santíssimo Sacramento. O Centro Histórico é reconhecido pela UNESCO como Patrimonio da Humanidade.

Alguns anos depois do descobrimento do Brasil, uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa chegou com suas Caraelas até o estuário do Rio da Prata. Sua missão era consolidar a posse portuguesa mas naufragou.

Potugal não desistiu. Queria estender as fronteiras meridionais de sua colonia até o Rio da Prata. Conseguiu em 1680 com a expedição de D. Manuel Lobo que partiu de Santos um ano ante.

A resposta espanhola não demorou e o governador de Buenos Aires conquistou as terras. Mais tarde elas foram devolvidas para Portugal num tratado provisório.

A Colônia do Sacramento com D. Joao VI chegou até a fazer parte do Brasil. Em 1828, logo depois da independencia do Brasil, tivemos a independencia da Republica Oriental Uruguaia.

Colônia do Sacramento é hoje um dos destinos turísticos mais importantes do Uruguai, recebendo milhares de visitantes por ano.

colonia2
cenários inesquecíveis em Colônia

Em reconhecimento ao valor histórico de Colônia, foi criado em 1969 um Conselho Executivo Honorário para a conservação e restauro da cidade antiga.

Esse Conselho trabalhou. Fez escavações arqueológicas e restaurou fachadas e interiores da igreja matriz, de predios e das muralhas.

Para conhecer Colônia, você pode alugar esse pequeno carrinho de golfe. O custo não é alto e comporta várias pessoas. Dá para circular pela cidade, conhecer todos os pontos e se divertir a valer. Cuidado com as leis de transito para tomar nenhuma multa.

Nosso destino, depois de percorrer os principais pontos turisticos, é a Praça Maior, a 25 de maio, onde está o grande farol. Lá de cima, depois de subir todos os 118 degraus, a vista é encantadora. Dá para apreciar boa parte da cidade e até acompanhar a grande embarcação que faz a travessia, pelo Rio da Prata, indo até as costas de Buenos Aires, na Argentina. Esse passeio vale a pena e não é muito caro.

 

Colonia chegou a ter até uma praça de touros que fez muito sucesso no passado, no início de 1900. Hoje, a Praça de Touros está praticamente destruída, em ruinas.

O que não acaba, é o amor por esse recanto agradável, de gente simpática e hospitaleira, de clima ameno e onde nem o idioma separa as pessoas. Gostamos de Colonia del Sacramento.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.