Página Inicial --> Astronomia --> 16 Psique, o asteroide que vale mais que a Terra.

16 Psique, o asteroide que vale mais que a Terra.

O asteroide 16 Psique, descoberto em 1852, tem 226 quilômetros de diâmetro e está a 370 milhões de quilômetros do nosso lar.

O asteroide está na mira da Nasa (agência espacial americana), que, ao lado da Space X, empresa do bilionário Elon Musk, planeja uma missão de exploração para o ano de 2022.

Recentemente, um novo estudo usou o Telescópio Espacial Hubble para obter uma imagem mais detalhada de um dos asteroides mais valiosos que conhecemos.

Asteroide ‘dourado’

Trata-se de uma rocha gigante que orbita no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter composto principalmente de metais. Além disso, acredita-se que tenha feito parte do núcleo de um planeta que falhou em se formar. Se for assim, isso pode nos dar mais informações sobre como o núcleo da Terra e de outros planetas se formaram.

Asteroide é formado por niquel e outro, entre outros metais.

“O que torna Psique e outros asteroides tão interessantes é que eles são considerados rochas formadoras do sistema solar. Quando chegarmos, vamos entender se é assim, e se não for, será tão emocionante quanto”, diz Becker.

Se tudo correr de acordo com o planejado, o Space X e a Nasa lançarão uma nave exploradora em 2022, que alcançará o asteroide em 2026.

Esta será a primeira missão em que a Nasa investigará um corpo celeste de massa metálica em vez de uma formada por rochas e gelo.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Astronautas já estão na Estação Espacial.

Com mais de 30 minutos de antecedência, os astronautas da SpaceX Crew-3 atracaram na Estação …