Página Inicial --> Astronomia --> 16 Psique, o asteroide que vale mais que a Terra.

16 Psique, o asteroide que vale mais que a Terra.

O asteroide 16 Psique, descoberto em 1852, tem 226 quilômetros de diâmetro e está a 370 milhões de quilômetros do nosso lar.

O asteroide está na mira da Nasa (agência espacial americana), que, ao lado da Space X, empresa do bilionário Elon Musk, planeja uma missão de exploração para o ano de 2022.

Recentemente, um novo estudo usou o Telescópio Espacial Hubble para obter uma imagem mais detalhada de um dos asteroides mais valiosos que conhecemos.

Asteroide ‘dourado’

Trata-se de uma rocha gigante que orbita no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter composto principalmente de metais. Além disso, acredita-se que tenha feito parte do núcleo de um planeta que falhou em se formar. Se for assim, isso pode nos dar mais informações sobre como o núcleo da Terra e de outros planetas se formaram.

Asteroide é formado por niquel e outro, entre outros metais.

“O que torna Psique e outros asteroides tão interessantes é que eles são considerados rochas formadoras do sistema solar. Quando chegarmos, vamos entender se é assim, e se não for, será tão emocionante quanto”, diz Becker.

Se tudo correr de acordo com o planejado, o Space X e a Nasa lançarão uma nave exploradora em 2022, que alcançará o asteroide em 2026.

Esta será a primeira missão em que a Nasa investigará um corpo celeste de massa metálica em vez de uma formada por rochas e gelo.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Encontrando-se com Deus na viração do dia

“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, …