Página Inicial --> Bíblia --> SBB realiza 10º Seminário sobre Dependência Química de Barueri (SP)

SBB realiza 10º Seminário sobre Dependência Química de Barueri (SP)

Com o tema “Política Nacional sobre Drogas: E a participação da sociedade civil”, evento acontece no dia 9 de agosto, na Igreja Batista Memorial de Alphaville.

 

A cidade de Barueri (SP) será palco, no dia 9 de agosto, da 10ª edição do Seminário sobre Dependência Química, realizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a Comter (Comunidades Terapêuticas em Rede) e com o apoio do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas). Nesta edição comemorativa, o encontro terá como tema “Política Nacional sobre Drogas: E a participação da sociedade civil”, com a expectativa de contribuir no desenvolvimento das atividades das comunidades terapêuticas e organizações sociais que atuam na prevenção ao uso de drogas e tratamento da dependência química. O evento acontecerá a partir das 8h30, na Igreja Batista Memorial de Alphaville, apoiadora da iniciativa.

A edição terá uma programação rica com apresentação de palestras e casos de sucesso, além de atrações culturais. “O balanço que fazemos desta última década é extremante positivo. Além de termos construído uma rede de comunidades terapêuticas e contarmos com o apoio do governo municipal, este evento foi o embrião de edições realizadas em outras cidades brasileiras. Sabemos que a dependência química é um mal que ataca não somente a pessoa que está doente, mas toda a família. Daí a importância de ações realizadas à luz dos ensinamentos bíblicos”, observa Erní Seibert, secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB, que fará palestra sobre o dez anos do evento.

A expectativa é que o encontro reúna cerca de 500 pessoas, entre dependentes químicos em recuperação e seus familiares e dirigentes de comunidades terapêuticas.

 

 

Confira a programação completa

 

8h30 –  Credenciamento

9h00 –  Abertura e boas-vindas, Emilene Araujo, gerente de Projetos Sociais da SBB

9h20 –  Palestra – “10 anos de Seminários sobre dependência química”– Erní Seibert, secretário de Comunicação Social, Ação Social e Arrecadação da SBB

10h20 – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas

10h40 – Coordenadoria de Políticas sobre drogas do Estado de São Paulo

11h00 – Intervalo

11h30 – Apresentação cultural: Vinicius Pereira, músico e professor da escola de música Nova Aliança.

12h00 – Casos de sucesso I: Construindo a política sobre drogas com o olhar do usuário, Lucas Roncat

12h30 – Casos de sucesso II: A experiência de unir forças em prol de uma única causa, Luiz Gustavo Américo

13h00 – Apresentação do aplicativo Socorre-me – Daniel dos Santos Cardoso, Empreendedor Digital 

13h30 – Apresentação cultural: Comunidade Terapêutica Casa Refúgio

14h00 – Encerramento

 

 

10º Seminário sobre Dependência Química

“Política Nacional sobre Drogas: E a participação da sociedade civil”

Data: 9 de agosto de 2017 (quarta-feira)

Horário: das 8h30 às 14h00

Local: Igreja Batista Memorial de Alphaville

Avenida Tamboré, 1.511 – Tamboré

Barueri – SP

Vagas limitadas

Inscrições pelos telefones 0800 727 8888, (11) 3474-5733 ou (11) 3474-5882.

 

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) é um órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Barueri, que coordena as ações de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas no município. Reporta-se aos Conselhos Estadual e Nacional Antidrogas, diretamente ligados ao Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal. O Comad coordena, desenvolve e estimula atividades de prevenção, tratamento e reinserção social procurando integrar todos os segmentos sociais, assegurando a maior participação possível dos movimentos comunitários. 

 

As Comunidades Terapêuticas em Rede (Comter) foram criadas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com comunidades terapêuticas que têm na Palavra de Deus a direção de seus trabalhos. Tem como objetivo ser referência multidisciplinar de reflexão, formação de ideias, discussões de cooperação e desenvolvimento das comunidades terapêuticas. Além disso, busca contribuir na qualidade do desenvolvimento das atividades de comunidades terapêuticas e organizações sociais que trabalham no processo de prevenção e tratamento da dependência química, bem como promover informações, troca de experiência e facilitar o estudo da Bíblia entre o público envolvido nessa questão.

 

A SBB e o programa A Bíblia na Recuperação da Dependência Química – Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira.

O programa A Bíblia na Recuperação na Dependência Química tem o objetivo de contribuir para a recuperação dos dependentes químicos e prevenir o uso de drogas. É desenvolvido em parceria com organizações especializadas no tratamento terapêutico desse público. Em parceria com essas organizações, a SBB criou a Comter (Comunidades Terapêuticas em Rede), a fim de estimular a troca de experiências e a utilização da Bíblia no processo de recuperação.

Por meio deste programa, desde 2008 a SBB promove os seminários, cujo grande diferencial é divulgar o papel da Bíblia neste processo, incentivar a participação de dependentes químicos em recuperação, sejam eles internados em comunidades terapêuticas ou em tratamento ambulatorial, e auxiliar pessoas que trabalham com esta questão.

Sociedade Bíblica do Brasil lança o Projeto Semeador

O Projeto Semeador resgata a essência do colportor e chama mais cristãos para trabalhar na semeadura da Palavra de Deus. Para apresentar o projeto, haverá eventos em várias cidades brasileiras. Em São Paulo, o lançamento acontece no dia 10 de junho, às 9h, na Secretaria Regional da SBB.

 

De porta em porta, nas ruas, em comunidades, em eventos e em todos os lugares onde haja alguém precisando da Palavra de Deus, lá estão eles, os colportores, oferecendo a Bíblia e ajudando a transformar vidas. Essa atividade, em total sintonia com a missão da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), é o centro do Projeto Semeador, que será lançado no dia 10 de junho, aniversário da SBB. Um de seus objetivos principais é o resgate do sentido original do colportor, aquele que atuava como desbravador e plantador de igrejas.

Para apresentar o projeto, a SBB realizará eventos em várias cidades brasileiras. Em São Paulo (SP), o lançamento acontece às 9h, na Secretaria Regional da SBB. Na ocasião, também será apresentado o Clube do Semeador, programa de fidelidade da SBB, por meio do qual o Semeador ganha Pontos.

Os colportores começaram a trabalhar no Brasil no século 19 e são tão necessários hoje como eram no passado. Têm um papel muito importante na história da SBB, por terem sido os primeiros semeadores da Palavra em nosso país e continuarem fazendo um trabalho relevante em suas igrejas, comunidades, empresas, repartições públicas, entre outros. Muitas pessoas compraram a sua primeira Bíblia de um colportor.

A palavra colportor deriva do francês e significa “levar ao pescoço”, como faziam os mascates com suas bolsas de mercadorias, principalmente livros.  Hoje, o termo designa aquele que vende literatura bíblica em domicilio, um braço importante e necessário das igrejas cristãs e da SBB no cumprimento de sua missão de disseminar as Escrituras para todas as pessoas, em qualquer lugar.

             Personagem central da nova campanha da SBB, o semeador é aquele que levará de porta em porta a mensagem de esperança aos brasileiros. “Ser colportor, ou semeador, como chamaremos, é muito mais do que ser um vendedor de Bíblias e livros, é ser um cristão que acredita na Bíblia Sagrada e no seu poder transformador”, destaca Marcos G. F. Silva, secretário de Distribuição e Coordenação das Secretarias Regionais da SBB. 

Embora a SBB trabalhe em várias frentes para distribuir a Bíblia Sagrada, com suas representações regionais, programas bíblicos de impacto social, livrarias, igrejas e parceiros, os semeadores vão até onde estão as pessoas, nas periferias, nos lugares mais distantes e sem acesso a lojas convencionais e usam também como ferramentas a tecnologia e as redes sociais.

            Outro aspecto do trabalho do semeador diante da crise econômica, política e social que o País enfrenta, com mais de 14 milhões de desempregados, é a oportunidade de geração de renda, principal ou complementar. Ele terá uma complementação financeira e vai gerar recursos para que a SBB mantenha seus projetos sociais. A atividade pode ser desempenhada por qualquer cristão com idade a partir de 18 anos, que tenha tempo e, principalmente, desejo de se engajar na Causa da Bíblia com espírito missionário.

            O semeador deve ler, viver e compartilhar a Bíblia, ampliando o acesso da população às Sagradas Escrituras e estimulando outras pessoas a abraçar essa atividade como vendedores autônomos. Também ele será beneficiado de muitas formas, porque estará oferecendo o melhor dos produtos: a Palavra de Deus.

A renovação da autoestima, por meio do trabalho e convívio com as pessoas com as quais fará contato, é um dos benefícios sociais que terá o semeador, levando-o a ampliar sua rede de relacionamento. Mais importante, ele será tocado por esperança e orientação da Bíblia, experiência que certamente se refletirá no fortalecimento dos laços familiares.

            Ao mesmo tempo, seus clientes poderão contar com um serviço personalizado, acesso facilitado às Escrituras Sagradas e a possibilidade de ter suas necessidades específicas de literatura bíblica atendidas, além do estímulo à leitura e a prática dos ensinamentos da Bíblia.

            Com o Projeto da SBB todos ganham, e a adesão à iniciativa já começa com um kit de boas-vindas composto da Bíblia do Semeador e um botton. Para estimular a atividade, haverá descontos especiais e programa de pontos para trocar por itens como mochila, display, banner, camisetas, entre outros. O valor líquido de R$ 100,00 corresponderá a 1 ponto. Uma camiseta, por exemplo, poderá ser resgatada com 4 pontos.

            Uma loja virtual exclusiva estará à disposição, a SBB PontoCom Projeto Semeador e ainda haverá uma página especial – www.sbb.org.br/semeador – com informações sobre a iniciativa, área do Semeador, na qual poderá fazer pedidos de materiais, acesso às campanhas, ao programa de pontos e eventuais benefícios.

Por enquanto, é difícil saber em quais regiões os semeadores estarão mais atuantes, mas certamente eles seguirão para áreas onde as pessoas têm menos acesso aos recursos bíblicos. Pode ser nas periferias das grandes cidades, em municípios menores, nas áreas rurais, mas a figura do semeador talvez também seja necessária nas selvas de pedra das metrópoles, nos conjuntos habitacionais e mesmo nas Igrejas.

Erní Seibert – SBB

            Para que o projeto seja bem-sucedido, espera-se uma grande adesão de interessados, o que vai depender, em grande parte, do apoio das próprias igrejas. Inicialmente, serão utilizadas as publicações regulares da SBB. “Com o decorrer do tempo, podem surgir outras necessidades que serão atendidas por meio do desenvolvimento de publicações especiais”, conclui o secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB, Erní Seibert.

 

Confira a agenda de lançamento do Projeto Semeador:

 

São Paulo (SP)

Data: 10 de junho de 2017

Horário: 10h

Local: Secretaria Regional da SBB em São Paulo

Avenida Tiradentes, 1.441 – Ponte Pequena – São Paulo (SP)

Confirmação de presença: (11) 3245-8999 ou 0800 727 8888

 

Rio de Janeiro (RJ)

Data: 10 de junho de 2017

Horário: 9h

Local: Centro Cultural da Bíblia

Rua Buenos Aires, 135 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Confirmação de presença: (21) 2221-9883 ou 0800 727 8888

 

Manaus (AM)

Data: 10 de junho de 2017

Horário: 9h

Local: Unidade Regional da SBB em Manaus

Rua Teresina, 80 – Adrianópolis – Manaus (AM)

Confirmação de presença: (92) 3131-3400 ou 0800 727 8888

 

Belém (PA)

Data: 10 de junho de 2017

Horário: 8h30

Local: Secretaria Regional da SBB em Belém

Avenida Assis de Vasconcelos, 356 – Campina – Belém (PA)

Confirmação de presença: (91) 3202-1350 ou 0800 727 8888.

 

Recife (PE)

Data: 10 de junho de 2017

Horário: 8h30

Local: Secretaria Regional da SBB em Recife

Rua Treze de Maio, 586 C – Santo Amaro – Recife (PE)

Confirmação de presença: (81) 3092-1900 ou 0800 727 8888

 

Porto Alegre (RS)

Data: 10 de junho de 2017

Horário: 10h

Local: Unidade Regional da SBB em Porto Alegre

Avenida Brasil, 944 – Navegantes – Porto Alegre (RS)

Confirmação de presença: (51) 3272-9000 ou 0800 727 8888

 

Curitiba (PR)

Data: 24 de junho de 2017

Horário: 9h

Local: Secretaria Regional da SBB em Curitiba

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2.952 – Parolin – Curitiba (PR)

Confirmação de presença: (41) 3021-8400 ou 0800 727 8888

 

Belo Horizonte (MG)

Data: 24 de junho de 2017

Horário: 9h

Local: Secretaria Regional da SBB em Belo Horizonte

Rua Ponte Nova, 287 – Colégio Batista – Belo Horizonte (MG)

Confirmação de presença: (31) 3343-9100 ou 0800 727 8888

 

 

A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.

 

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Cientistas descobrem a Assinatura de Deus nas moléculas de dna

Um Grupo de Cientistas ligados à várias Universidades de São Paulo discute o “Design” de …