Página Inicial --> Astronomia --> Satélite Brasileiro de Telecomunicações entra em operação

Satélite Brasileiro de Telecomunicações entra em operação

O satélite brasileiro de telecomunicações SGDC – de uso militar e civil – colocado em órbita recentemente, a partir do Centro Espacial de Kourou (CSG), na Guiana francesa, já está iniciando suas operações.

O SGDC, lançado por encomenda da Telebras S.A., tem por objetivo garantir uma comunicação segura por satélite das Forças Armadas e do governo, e ao mesmo tempo fornecer serviços de comunicação de banda larga a territórios isolados do Brasil.

 

“Com isto vamos democratizar o fenômeno digital em nosso país, já que a banda larga chegará a todos os rincões do Brasil”, disse à imprensa o presidente Michel Temer, que acompanhou o lançamento de um centro da Força Aérea em Brasília.

Segundo o governo, o satélite permitirá blindar as comunicações militares e ampliar a capacidade das Forças Armadas em operações nas fronteiras terrestres e em resgates em alto mar, além de melhorar o controle do espaço aéreo brasileiro.

“É o primeiro satélite operado completamente por brasileiros, e permitirá nossa soberania e independência”, destacou o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

O projeto custou ao Brasil mais de 2,7 bilhões de reais. Segundo o governo, o satélite, a quase 36.000 km da superfície terrestre, entra em operação e coloca o Brasil num novo patamar internacional, em termos de soberania nas suas comunicações. 

O mesmo foguete Ariane colocou em órbita o satélite KOREASAT-7, da operadora sul-coreana Ktsat, que tem como objetivo melhorar a banda larga e a cobertura na Coreia do Sul, Filipinas, Índia e Indonésia.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Cientistas descobrem a Assinatura de Deus nas moléculas de dna

Um Grupo de Cientistas ligados à várias Universidades de São Paulo discute o “Design” de …