Página Inicial --> Israel --> Já no Ano de 5776 Judeus celebram o Dia do Perdão – Yom Kipur

Já no Ano de 5776 Judeus celebram o Dia do Perdão – Yom Kipur

Já no Ano Novo, os judeus, em todo o mundo, celebram no dia 23 de setembro, o Dia do Perdão.

yom-kippur-Card-With-message

O Yom Kipur, também chamado de Kippur, é uma das datas mais importantes e esperadas do calendário judaico. Também conhecido como Dia do Perdão, é um dia de jejum e muita oração.

Essência do Yum Kipur

A essência do Yom Kipur é dar prioridade à alma e evitar ações que causem aflição ao corpo. Pela visão judaica, o ser humano é constituído pelo yetzer hatóv (o desejo de fazer o essencial, corretamente e identificado com a alma) e o yetzer hará (o desejo de seguir os instintos, identificado com o corpo). O desafio da vida é sincronizar o yetzer hatóv e o yetzer hará.

images

Juntamente com o jejum, o Yom Kipur é uma data de intensa oração e contato com Deus. É comum fazer durante o Yom Kipur, as orações Vidui, uma confissão, e Al Chet, uma lista de transgressões entre o homem e Deus e o homem e seu semelhante. Durante essa oração, é possível incluir qualquer transgressão que se queira na lista apropriada.

download

O Torá, uma das partes que constituem o texto central do judaísmo, explica o Yom Kipur no livro de Levítico.

“Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.”

Levítico 23:27

O Ano Novo Judaico já começou (Colaboração de Helio Cudek)

Assista ao vídeo produzido pelas Forças de Defesa de Israel desejando à você um Feliz Ano Novo!

13 a 15 de setembro – Início do Ano Novo judaico.

Rosh Hashaná ou “Cabeça do Ano”, é o início do ano judaico, aniversário da criação de Adão e Eva, o que destaca o relacionamento especial entre o Grande Arquiteto do Universo e a humanidade.

mel

Neste período, cada um de nós se prepara para uma avaliação individual com o Altíssimo, demandando uma análise do passado e uma tomada de decisão de aprimoramento para o futuro.

Agora, nesta época, as portas dos céus encontram-se abertas e a linha é direta com o Chefe. É a coroação de Deus como Rei do Universo, e o shofar é como um toque de trombeta proclamando a coroação.

O Rabino Lubavitch grande mestre, nos deixou uma mensagem onde dizia “- quando um novo ano começa, nós nos comprometemos a ser leais, parceiros de Deus em Seu plano o universo. Em Rosh Hashaná fazemos do objetivo de Deus a nossa meta pessoal, fazendo por Ele o que só nós podemos fazer.-“

ano_novo_judaico
O toque do Shofar – O Shofar emite um som muito parecido com um lamento. Ele não é contínuo. É entrecortado, representando as fases da nossa vida.

As bênçãos Divinas são como códigos que precisam ser decodificados para descobrirmos as oportunidades escondidas nelas. Portanto neste Rosh Hashaná certamente Deus fará a sua parte. Façamos a nossa e decodifiquemos a mensagem que vem com cada benção. É essa combinação que trará doçura e real felicidade ao novo ano.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Forças de Defesa de Israel te desejam um Feliz Ano Novo!

Rosh Hashaná  (em hebraico ראש השנה , literalmente “cabeça do ano”) é o nome dado …