Página Inicial --> Filosofia --> O Grande Jogo! Para pensar sobre o assunto…

O Grande Jogo! Para pensar sobre o assunto…

Tema para pensar…

Fotografo Ricardo Carvalho - www.facebook.com/ricardocarvalhofotografo
Hélio Schwartsman é um filósofo e jornalista brasileiro. É editorialista e colunista do jornal Folha de S.Paulo.

Outro dia, publicou artigo ao qual deu o título de “O Grande Jogo”. (FSP 04/05/16) Página 2.

xadrez ab

Hélio começa construindo uma imagem: “Não pense numa revoada de pássaros. Dileto leitor, por maior que seja a sua boa vontade para com este escriba, se você leu a frase anterior, é cognitivamente impossível que não tenha pensado numa revoada de pássaros”.

Desenvolve o raciocínio lembrando o tribunal do júri: “…o juiz que instrui o júri a ignorar uma prova incriminadora mas inválida que tenha sido exibida por descuido quase certamente será ignorado. Os jurados podem até jurar que chegaram ao veredicto de culpado sem considerar aquela prova, mas seus neurônios não conseguem “esquecer” o que viram, e o novo conhecimento inevitavelmente influiu na decisão”.

johan-huizinga
Johan Huizinga

O filósofo baseia sua coluna no pensamento do historiador holandês Johan Huizinga (1872-1945) para quem, a ideia de jogo está por trás de todas as instituições culturais, incluindo filosofia, linguagem, arte e, claro, o direito.

Traços disso estão por todos os lados. Na Inglaterra advogados e juízes ainda usam perucas (por aqui só sobrou a toga).

A coisa funciona porque aceitamos os resultados desses jogos como legítimos e não os contestamos de forma violenta.

johan-huizinga ab

“O jogo é mais velho do que cultura, para a cultura, definido ainda que inadequadamente, pressupõe sempre a sociedade humana, e os animais não esperam o homem para ensinar-lhes o seu jogo”.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Os desafios da indústria da moda frente à nova geração de consumidores

As tendências da moda indicam que o tempo das grandes revoluções e mudanças é coisa …