Página Inicial --> Astronomia --> NASA vai pesquisar as origens do Universo…

NASA vai pesquisar as origens do Universo…

O Spectro-Photometer da NASA para a missão História do Universo, Época de Reionização e Ices Explorer (SPHEREx) será lançado em 2023. A SPHEREx ajudará os astrônomos a entender como nosso universo evoluiu e quão comuns são os ingredientes para a vida nos sistemas planetários da nossa galáxia. Créditos: Caltech RE

A NASA selecionou uma nova missão espacial que ajudará os astrônomos a entender como nosso universo evoluiu e quão comuns são os ingredientes para a vida nos sistemas planetários da nossa galáxia.
A missão Spectro-Photometer para a História do Universo, Época de Reionização e Ices Explorer (SPHEREx) é uma missão planejada de dois anos, custeada em US $ 242 milhões (sem incluir custos de lançamento) e destinada a ser lançada em 2023.
“Estou muito empolgado com essa nova missão”, disse Jim Bridenstine, administrador da Nasa. “Não apenas expande a poderosa frota de missões espaciais dos Estados Unidos dedicada a desvendar os mistérios do universo, mas também é parte essencial de um programa científico equilibrado que inclui missões de vários tamanhos”.

A SPHEREx examinará o céu em luz ótica e infravermelha que, embora não seja visível para o olho humano, serve como uma ferramenta poderosa para responder a perguntas cósmicas. Os astrônomos usarão a missão para coletar dados sobre mais de 300 milhões de galáxias, além de mais de 100 milhões de estrelas em nossa própria Via Láctea.

“Esta incrível missão será um tesouro de dados exclusivos para astrônomos”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA. “Ele entregará um mapa galáctico sem precedentes contendo ‘impressões digitais’ desde os primeiros momentos da história do universo. teremos novas pistas para um dos maiores mistérios da ciência: o que fez o universo se expandir tão rapidamente a menos de um nanossegundo depois do big bang? ”
A SPHEREx pesquisará centenas de milhões de galáxias próximas e distantes, algumas tão distantes que sua luz levou 10 bilhões de anos para chegar à Terra. Na Via Láctea, a missão procurará água e moléculas orgânicas – essenciais para a vida, como a conhecemos.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Dragon SpaceX atraca com sucesso na Estação Espacial!!!

O Dragon SpaceX decolou da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em 4 de …