Página Inicial --> Astronomia --> Robot Opportunity é a primeira morte no planeta Marte.

Robot Opportunity é a primeira morte no planeta Marte.

A agência espacial americana (Nasa) anunciou a “morte” nesta quarta-feira, 13, do robô Opportunity, que investigou a superfície de Marte durante 15 anos. Entre suas descobertas mais importantes, o equipamento encontrou os primeiros indícios de água no planeta.
Segundo cientistas da Nasa, o robô não sobreviveu a uma enorme tormenta de areia. “Tenho um profundo sentimento de agradecimento e gratidão ao declarar que a missão do Opportunity está completa”, disse Thomas Zurbuchen, da Nasa.

O Opportunity deu aos cientistas uma chance de ver Marte de um ponto de vista que nunca antes tinha sido observado: rochas dispostas em camadas que resistiram à erosão da água que supostamente fluiu no planeta vermelho há bilhões de anos. Por causa desse equipamento e de seu gêmeo Spirit, que desligou em 2010, a Nasa teve uma presença robótica contínua em Marte durante mais de 15 anos.

Na noite de 12 de fevereiro, o centro de controle da agência emitiu a última chamada ao Opportunity e não recebeu nenhuma resposta. O robot havia enfrentado uma violenta tempestade de areia e os técnicos consideraram que o seu silêncio foi o sinal definitivo da sua morte e da conclusão da missão.

O chefe do programa, John Callas disse que os engenheiros sabiam que um dia a missao chegaria ao fim. “Mas não imaginávamos que demoraria tanto”, afirmou. “Embora seja uma máquina, é difícil dizer adeus, é doloroso”.

Robot Opportunity da NASA pesquisou o solo marciano e enviou milhares de fotos para a Terra. Material que ainda está sendo analisados pelos técnicos. A descoberta de água em Marte foi uma das grandes conquistas da missão.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

NASA batiza o Centro de Validação de Fairmont como Katherine Johnson

A NASA batizou sua Instalação Independente de Verificação e Validação em Fairmont, West Virginia, como …