Página Inicial --> Ciência e Tecnologia --> Marrocos liga sua usina solar e dá exemplo para o mundo

Marrocos liga sua usina solar e dá exemplo para o mundo

O Marrocos acaba de ligar a primeira parte da nova usina de energia solar em Ouarzazate.

marrocos 5

A nova instalação já está gerando 160 megawatts de energia e deve cobrir mais de 24 km² até 2018, tornando-se a maior usina desse tipo no mundo.

marrocos 4

A primeira parte da usina, situada no Saara, é conhecida como Noor 1. Seus espelhos solares em forma de lua crescente seguem o sol para aproveitar ao máximo a luz.

marrocos 1

Os espelhos têm 12 m de altura cada e focam a luz em um oleoduto de aço, que carrega uma solução de óleo térmico sintético. Esta substância pode chegar a 390°C. Ela serve para gerar eletricidade: o calor é usado para formar vapor e mover turbinas. O óleo quente pode ser estocado para criar energia durante a noite também.

marrocos-6

O Marrocos dá um belo exemplo para o mundo e para nós aqui no Brasil. Temos tanto sol, tanto vento e simplesmente não aproveitamos.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

China lança primeiro satélite de comunicação quântica do mundo

A China efetuou nesta terça-feira (16) o primeiro lançamento mundial de um satélite de comunicação …