Página Inicial --> Astronomia --> “Lua de Sangue” – O mais longo eclipse/show já registrado

“Lua de Sangue” – O mais longo eclipse/show já registrado

NASA transmitiu todo o fenômeno, ao vivo, utilizando imagens dos potentes Observatórios de Abu Dhabi e Grécia.

Sexta-feira, 27 de julho de 2018. São Paulo amanheceu com “céu de brigadeiro” e isso facilitou a observação do Eclipse Lunar. Foi um verdadeiro Show Astronômico e os olhos do mundo inteiro estiveram voltados para o céu. Foi o maior eclipse lunar já registrado neste século.

Eclipse registrado em São Paulo – Foto de Paulo Roberto Machado

Este tipo de fenômeno ocorre quando o sol, a Terra e a lua ficam alinhados nesta ordem e o planeta faz sombra sobre a última, diminuindo ou até mesmo impedindo a iluminação do corpo. Como o espetáculo foi visto aqui, os brasileiros se organizaram para contemplar o evento, que durou cerca de duas horas.

Um atrativo foi a iluminação por um efeito laranja avermelhado na lua, que ganhou o nome de “Lua de Sangue”. A razão das cores é a atmosfera terrestre. “O vermelho depende da quantidade de poluição suspensa na atmosfera, que pode ser partícula de pó lançada por vulcões. Quando atividade vulcânica aumenta, ela fica mais vermelha. Quando isso não acontece, ela continua no tom mais alaranjado”, explica o tecnologista da Agência Espacial Brasileira, Ademir Xavier.

NASA – Eclipse registrado ao vivo com imagens do Observatório Santorini, na Grécia.

O espetáculo atraiu atenções de diversas pessoas, desde aquelas envolvidas com astronomia até cidadãos curiosos com o fenômeno. 

Eclipse em São Paulo – Foto de Paulo Roberto Machado

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

O Poder da Transformação – Psicóloga Meiry Kamia

Momentos de crise põem em xeque nossas crenças, hábitos, vitórias e certezas. No ideograma chinês, …