Página Inicial --> Israel --> Forças de Defesa de Israel te desejam um Feliz Ano Novo!

Forças de Defesa de Israel te desejam um Feliz Ano Novo!

Rosh Hashaná  (em hebraico ראש השנה , literalmente “cabeça do ano”) é o nome dado ao ano-novo judaico. Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico, sétimo mês no calendário bíblico e nono mês no calendário gregoriano.

A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24).

Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Estamos no ano 5778 que começa em 21 de setembro.

As Forças de Defesa de Israel prepararam um vídeo para desejar um Feliz Ano Novo para você:

 

 

O Ano Novo judaico começa com um período de instrospecção e meditação de dez dias (Yamim Noraim) que acaba no primeiro dia de Yom Kipur, um período no qual se crê que o Criador julga os homens, escrevendo-os no livro da vida ou não. 

A primeira citação escrita deste nome está na Mishná no tratado de Rosh Hashaná.[2] Lá cita-se que existem quatro começos de ano diferentes.

O primeiro dia do mês de nissan marca o começo da contagem dos anos de reinado dos reis de Israel na Bíblia e o começo do ciclo das festividades judaicas de acordo com a Torá.

O primeiro dia do mês de elul corresponde ao início do ano para assuntos ligados ao dízimo animal (quando era necessário dar aos sacerdotes 1/10 dos animais nascidos neste ano até aquela data).

O primeiro dia do mês de Tishrei é o começo do ano para a contagem dos anos a partir da criação do mundo (de acordo com a tradição judaica), do ciclo de sete anos e do ciclo de 50 anos – segundo leis específicas da Torá.

E o último dos começos de ano é o dia 15 do mês de shevat – o ano novo das árvores, quando se conta a idade das árvores e que se refere a leis da Torá sobre a proibição do consumo dos frutos de uma árvore até completados quatro anos desde a sua plantação na terra de Israel.

Bençãos de Deus para os soldados que defendem Israel

De todas as partes do mundo chegam os pedidos de bênçãos para os soldados que defendem Israel. O momento em que os soldados receberam as cartas foram registrados pela FDI e mostram a emoção dos jovens guerreiros:

 

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Feira Literária Internacional Cristã foi um grande sucesso

A 6ª edição da FLIC – Feira Literária Internacional Cristã aconteceu no Centro de Eventos …