Página Inicial --> Astronomia --> Expedição 48 volta da ISS com novo recorde americano no espaço
PHOTO DATE: 08 October 2015 LOCATION: Bldg. 7 SSATA Chamber SUBJECT: Expedition 47/48 crew member and astronaut Jeff Williams during SSATA Crew EMU Certification and Training. STB-ST-1069. PHOTOGRAPHER: Mark Sowa

Expedição 48 volta da ISS com novo recorde americano no espaço

O astronauta Jeff Williams da NASA e os cosmonautas Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka, da agência espacial russa Roscosmos, retornaram com segurança à Terra depois de completar uma missão de 172 dias a bordo da Estação Espacial Internacional. Créditos: NASA TV    Jeff Williams voltou com segurança e trouxe um recorde espacial. O veterano astronauta da NASA passou 534 dias no espaço, tornando-se o primeiro na lista dos astronautas de todos os tempos.

astronautas
Astronaut Jeff Williams of NASA and cosmonauts Alexey Ovchinin and Oleg Skripochka, of the Russian space agency Roscosmos, safely returned to Earth after completing a 172-day mission aboard the International Space Station. Credits: NASA TV.

nasa-exp-48

Os astronautas formam a Expedição 48 que retornou à Terra depois da missão que deu ao astronauta Jeff o recorde americano a bordo da Estação Espacial Internacional. Os três desembarcaram na Nave Soyuz TMA-20M no sudeste da remota cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão.

pouso
Cápsula Soyuz TMA-20M pousa nas estepes do Cazaquistão (Foto: Bill Ingalls / NASA)

“Nenhum outro astronauta dos EUA tem tanto tempo e experiência a bordo da Estação Espacial Internacional como Jeff. De seu primeiro voo em 2000, até os dias de hoje, ele tem trabalhado pela ciência e pelo desenvolvimento da tecnologia até mesmo ajudando a preparar a estação espacial para futuras atracações”, disse Kirk Shireman, gerente do Programa ISS no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston. “Estamos incrivelmente orgulhosos do que Jeff tem realizado fora da Terra para a Terra.”

jeff

Sorrindo, Williams falou em um telefone por satélite logo após o pouso, antes de ser submetido a exames médicos, segundo imagens transmitidas pela Nasa.

jeff-2

Williams realizou cinco saídas ao espaço para instalar um adaptador de atracamento para as futuras capsulas da Boeing e SpaceX. Com 58 anos de idade e coronel da reserva, Jeff Williams bateu o recorde de permanência no espaço do seu compatriota Scott Kelly, de 520 dias em órbita. O recorde geral de permanência no espaço é do russo Gennady Padalka, com 879 dias.

 

 

 

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Os desafios da indústria da moda frente à nova geração de consumidores

As tendências da moda indicam que o tempo das grandes revoluções e mudanças é coisa …