Página Inicial --> Maçonaria --> Dia Internacional do Maçom = 22 de fevereiro

Dia Internacional do Maçom = 22 de fevereiro

22 de fevereiro: Dia Internacional do Maçom

O Dia Internacional do Maçom é uma homenagem à George Washington.

g-washington-mason-l_thumb[2]

George Washington.

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1994, realizou-se em Washington D.C., nos Estados Unidos da América, a Reunião Anual dos Grãos Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).

Dia do Maçom 25

Ao encerramento dos trabalhos, o Grão Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir:. Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão encampada pelos Grãos Mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências Regulares Reconhecidas, o que foi totalmente aprovado.

images00K3992W

E por quê 22 de Fevereiro?

images1I62I204

Porque foi no dia 22 de Fevereiro de 1732, em Bridges Creek/VIRGÍNIA – Estados Unidos da América, que nasceu George Washinton (o principal artífice da independência dos Estados Unidos da América).

Dia do Maçom 42 George_Washington

George Washinton foi iniciado a 4/11/1752, na “Loja Maçônica Fredericksburg nº004”, de Fredericksburg/VIRGÍNIA, chegando ao grau de Companheiro Maçom em 1753, e Mestre Maçom em 4/08/1754.

untitled (13)

No Brasil o Dia do Maçom é comemorado em 20 de agosto. De acordo com os registros, nesse dia, teria sido proclamada a Independência do Brasil, numa Loja Maçônica, no Rio de Janeiro. A decisão da Loja, em formato de prancha ou ata, foi comunicada à D. Pedro que estava em São Paulo. Quando o Imperador recebeu os documentos, deu o grito de “Independência ou Morte”! O slogam que identificava o seu grupo maçônico.

Dia do Maçom 9

Brasil é a 3ª maior potência do mundo na maçonaria

Somos mais de 200 mil maçons no Brasil

Somos a 3ª Maior Potência Maçônica do mundo – Considerando os maçons de todas as potências regulares.

EUA – 1ª Potência com 1,5 milhão de maçons

Inglaterra – Grande Loja Unida da Inglaterra – 2ª maior potência com 240 mil maçons.

 

A GLESP – Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo reúne mais de 700 Lojas em todo o Estado.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

GLESP: Maçonaria Paulista é ISO 9001

A GLESP tornou-se pioneira, dentre as instituições maçônicas do mundo, a buscar e conquistar essa …