Página Inicial --> Maçonaria --> Dia Internacional do Maçom = 22 de fevereiro

Dia Internacional do Maçom = 22 de fevereiro

22 de fevereiro: Dia Internacional do Maçom

O Dia Internacional do Maçom é uma homenagem à George Washington.

g-washington-mason-l_thumb[2]

George Washington.

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1994, realizou-se em Washington D.C., nos Estados Unidos da América, a Reunião Anual dos Grãos Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).

Dia do Maçom 25

Ao encerramento dos trabalhos, o Grão Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir:. Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão encampada pelos Grãos Mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências Regulares Reconhecidas, o que foi totalmente aprovado.

images00K3992W

E por quê 22 de Fevereiro?

images1I62I204

Porque foi no dia 22 de Fevereiro de 1732, em Bridges Creek/VIRGÍNIA – Estados Unidos da América, que nasceu George Washinton (o principal artífice da independência dos Estados Unidos da América).

Dia do Maçom 42 George_Washington

George Washinton foi iniciado a 4/11/1752, na “Loja Maçônica Fredericksburg nº004”, de Fredericksburg/VIRGÍNIA, chegando ao grau de Companheiro Maçom em 1753, e Mestre Maçom em 4/08/1754.

untitled (13)

No Brasil o Dia do Maçom é comemorado em 20 de agosto. De acordo com os registros, nesse dia, teria sido proclamada a Independência do Brasil, numa Loja Maçônica, no Rio de Janeiro. A decisão da Loja, em formato de prancha ou ata, foi comunicada à D. Pedro que estava em São Paulo. Quando o Imperador recebeu os documentos, deu o grito de “Independência ou Morte”! O slogam que identificava o seu grupo maçônico.

Dia do Maçom 9

Brasil é a 3ª maior potência do mundo na maçonaria

Somos mais de 200 mil maçons no Brasil

Somos a 3ª Maior Potência Maçônica do mundo – Considerando os maçons de todas as potências regulares.

EUA – 1ª Potência com 1,5 milhão de maçons

Inglaterra – Grande Loja Unida da Inglaterra – 2ª maior potência com 240 mil maçons.

 

A GLESP – Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo reúne mais de 700 Lojas em todo o Estado.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

7º Aniversário da Loja Maçônica ZOHAR.

Ponto alto das comemorações do sétimo aniversário de fundação da Loja Maçônica Zohar, a Festa …