Página Inicial --> Astronomia --> Cratera Korolev tem 82 km de diâmetro e está coberta por uma camada de gelo de 1,8 km de espessura…

Cratera Korolev tem 82 km de diâmetro e está coberta por uma camada de gelo de 1,8 km de espessura…


Cratera perto do pólo norte de Marte está coberta por camada de gelo Foto: ESA / BBC News Brasil

Mas como a foto acima mostra, a Terra não é o único planeta que tem cenas de neve no Natal.

A imagem é da cratera Korolev, perto do pólo norte de Marte, capturada pela missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

A cratera tem 82 km de diâmetro e está coberta por uma camada de gelo de 1,8 km de espessura.

Ela foi nomeada em homenagem ao engenheiro de foguetes e designer de naves espaciais Sergei Korolev, o arquiteto do programa espacial da União Soviética.

Korolev trabalhou nas primeiras missões interplanetárias da Lua, Marte e Vênus, e no programa Sputnik, que lançou o primeiro satélite artificial do mundo.

As imagens da cratera são compostas por fotos tiradas pela Câmera de Alta Resolução da Mars Express.

A missão é o primeiro empreendimento da ESA para outro planeta. Ela foi lançada em 2 de junho de 2003 e entrou na órbita de Marte no dia de Natal daquele ano.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

NASA batiza o Centro de Validação de Fairmont como Katherine Johnson

A NASA batizou sua Instalação Independente de Verificação e Validação em Fairmont, West Virginia, como …