Página Inicial --> Bíblia --> Conheça a Associação dos Editores Cristãos

Conheça a Associação dos Editores Cristãos

flic

Fundada em junho de 1988 como ABEC (Associação Brasileira de Editores Cristãos), a instituição iniciou suas atividades com a missão de incentivar a literatura cristã e buscar um melhor relacionamento entre todos os elos do mercado editorial evangélico: escritores, editores, fornecedores, distribuidores e livreiros. Desde então, grandes transformações e conquistas têm marcado a trajetória da associação.

editores-cristaos

Em 1991, as 60 editoras que integravam a ABEC começaram a melhorar a qualidade de seus livros e, ao mesmo tempo, baixar seus preços. Naquele ano, a entidade criou um selo para incentivar ainda mais a valorização da literatura cristã – o Prêmio Areté.
Em 2005, a instituição passou por uma grande transformação em sua identidade: deixou de ser conhecida como ABEC e se transformou na ASEC (Associação dos Editores Cristãos). Mantendo a essência de sua missão, a ASEC promoveu uma aproximação mais efetiva com entidades nacionais ligadas à literatura: a Câmara Brasileira do Livro, o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) e a Libra Brasileira das Editoras (Libre). Embora seja atuante no Brasil, a ASEC procura manter relações de intercâmbio com associações de várias partes do mundo, entre elas a CBA, a ECPA e a Christian Trade, organizações que representam livreiros e editores americanos.

Durante estes anos, a ASEC tem patrocinado seminários, congressos e cursos para aperfeiçoamento da classe editorial evangélica, contando com grandes nomes do mercado nacional e internacional. Além de oferecer aos associados oportunidades de integração, os eventos proporcionam aperfeiçoamento nas áreas administrativa, produção, marketing, financeira, canais de distribuição e fortalecimento dos pontos de vendas. Treinar e equipar tecnicamente os atuantes do mercado editorial sempre foi uma das principais preocupações da entidade. Além de colaborar incentivos editoriais, a ASEC apoia seus associados no repasse de informações fiscais, econômicas, direitos autorais e estatísticas relacionadas ao mercado de livros. Ações como estas refletem o caráter agregador e prestativo da associação, que concilia entre seus membros evangélicos tradicionais, pentecostais, históricos e de novos movimentos.
A Feira

editoracrista
Com o objetivo de criar um evento voltado exclusivamente à literatura cristã, a ASEC deu início, em 2012, à FLIC (Feira Literária Internacional Cristã). Desde o início, a feira tem sido palco de uma extensa programação cultural, com produtos caracterizados pela qualidade e diversidade.
Com grande aceitação dos expositores, a V FLIC iniciou com mais de 80% da área comercializada, o apoio cerca de 30 instituições e 25 eventos, como o Café de Pastores, 25º Prêmio Areté, Congresso ANLE (Assocação Nacional das Livrarias Evangélicas) e o 2° Fórum ASEC. O evento acontecerá entre 22 e 24 de setembro, no Espaço São Luís, em São Paulo.

arete
25 anos de história – O Prêmio Areté
De origem grega, a palavra Areté significa “qualidade pelo qual algo ou alguém se mostra excelente”. Com base nesta definição, o prêmio conta com uma comissão formada por mais de 100 profissionais da área, entre pastores, editores, teólogos e seminaristas.
Com sua primeira edição em 1991, o Areté se destina a reconhecer, enaltecer e premiar a excelência na literatura cristã. O prêmio visa estimular e contribuir com a produção de literatura de qualidade e auxiliar na propagação das boas novas do Evangelho.
Em 2016, o Prêmio Areté comemora 25 anos e será apresentado em uma cerimônia especial, que acontecerá na V FLIC, no dia 23 de setembro de 2016, a partir das 10 horas.

Missão Cultural

Com uma sólida história junto ao mercado editorial evangélico, a ASEC completa 28 anos de trajetória em 2016. Nela, estão acumuladas grandes lutas e vitoriosos resultados, sempre pautados pelo desafio de despertar entre os evangélicos um maior interesse pela leitura e fomentar uma nova geração de leitores.
Com um vasto potencial a desbravar, a ASEC pretende reforçar, dia após dia, a meta de conscientizar líderes e liderados a terem uma proximidade maior com a literatura, começando pela Bíblia e passando por todas as categorias do universo literário.
Atravessar gerações gerando mudanças no comportamento cultural do público-alvo, levar a Palavra de Deus com a multiplicação da Bíblia e promover livros embasados nos princípios de uma sociedade cristã, seguem como metas que estimulam a ASEC a prosseguir como referência no mercado editorial cristão do Brasil.
Convidamos você a fazer parte dessa história.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Dia das Mães é para refletir…

O Dia das Mães acabou se transformando num grande evento comercial.  Para muitos, a data …