Página Inicial --> Ciência e Tecnologia --> China lança primeiro satélite de comunicação quântica do mundo

China lança primeiro satélite de comunicação quântica do mundo

A China efetuou nesta terça-feira (16) o primeiro lançamento mundial de um satélite de comunicação quântica. O equipamento integra um sistema inviolável de comunicações criptadas de longa distância, que recebe investimentos milionários de Pequim. Estados Unidos e Japão também investem nessa nova tecnologia, mas os chineses largaram na frente.

Chinalança

O lançamento foi na madrugada do dia 16 de agosto no deserto de Gobi (norte), anunciou a agência estatal Xinhua. O satélite denominado Mozi, em homenagem a um filósofo chinês do século 5 a.C., terá como objetivo demonstrar a importância e o interesse da tecnologia quântica nas comunicações de longa distância.

china-satelite060816

Ele utiliza fótons na transmissão das informações, uma partícula elementar de radiação eletromagnética. Os dados armazenados pelos fótons são consideradas indecifráveis por terceiros; qualquer tentativa de espionagem provoca sua autodestruição. Pequim quer criar uma rede mundial de comunicações quânticas até 2030.

Desafio das comunicações de longa distância

Apesar de os cientistas demonstrarem a eficácia para transmitir mensagens em distâncias relativamente curtas, os obstáculos técnicos colocam até agora fora do alcance as comunicações em longa distância. O recorde atual se situa em torno dos 300 km, segundo a revista científica Nature.

china

O satélite tentará enviar dados cifrados entre Pequim e Urumqi, a capital da região de Xinjiang (noroeste) situada a quase 2.500 km de distância. Para o sucesso da operação, será necessário que Mozi esteja direcionado de uma maneira extremamente precisa para as estações receptoras situadas na Terra.”Será como lançar uma moeda de um avião que voa a 100 km de altura e esperar que caia exatamente na abertura de um cofre de porquinho em rotação”, comparou o responsável pelo projeto, Wang Jianyu.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Uma conversa sobre a Páscoa, a Passagem e o Deserto!

Essa história da caminhada é mesmo muito interessante. Tem sido assim, ao longo da história da …