Página Inicial --> Astronomia --> Astronauta Tim Peake corre a Maratona de Londres no espaço.

Astronauta Tim Peake corre a Maratona de Londres no espaço.

Maratona-de-Londres
38 mil atletas participaram da Maratona de Londres este ano.

O astronauta Tim Peake, pouco mais de 40 anos de idade, é o segundo britânico a ir ao espaço. Quando embarcou, em dezembro de 2015 tinha feito sua inscrição para a Maratona londrina e prometeu cumpri-la no espaço. Ele até ajudou a fazer direto do espaço, a contagem regressiva para a largada dos atletas e acompanhou o trajeto num ipad para saber as ruas em que estaria “correndo”.

tim_peake ISS correu

Cumpriu a promessa. Correu os 42 quilómetros em três horas, 35 minutos e 21 segundos, amarrado numa esteira, dentro da Estação Espacial Internacional.
No espaço, foi 16 minutos mais lento do que em 1999, ano em que correu efetivamente a Maratona de Londres na estrada. Já no espaço, esteve em cima de uma passadeira, constantemente monitorizado, e via em simultâneo num iPad as imagens das ruas de Londres pelas quais deveria ir passando. Para contrariar a falta da gravidade e conseguir correr, Peake esteve “preso” à máquina.

Não é inédito para um astronauta correr o equivalente a uma maratona no espaço.

sunita 2
A astronauta norte-americana Sunita Williams foi a primeira maratonista espacial.

Sunita 1

A astronauta norte-americana Sunita Williams “fez” a Maratona de Boston, na Estação Espacial, em 2007, com uma marca de quatro horas, 23 minutos e dez segundos.

Tim Peake
Peake correu a cerca de 14 quilómetros por hora e, apesar de estar 250 quilómetros de distância da Terra, até fez a contagem decrescente para a partida da Maratona de Londres a partir do espaço. Um incentivo para os atletas que estavam na capital inglesa, inclusivamente para a portuguesa Jéssica Augusto que conseguiu um décimo lugar, falhando por pouco o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

maratona_londres

O queniano Eliud Kipchoge atingiu neste domingo a segunda melhor marca da história de um a maratona, defendendo com êxito o título conquistado ano passado em Londres, enquanto sua compatriota Jemima Sumgong venceu a categoria feminina.

queniano vence em londres
Kipchoge marcou um tempo de duas horas, três minutos e cinco segundos.

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Escola Politécnica da USP lança curso presencial de especialização em Fábrica Digital e Indústria 4.0

A Escola Politécnica da USP, através de seu Programa de Educação Continuada – PECE apresenta …