Página Inicial --> Astronomia --> Andrômeda tem 26 candidatos a buraco negro.

Andrômeda tem 26 candidatos a buraco negro.

 

Observatório de Raio X Chandra da NASA fez uma descoberta interessante: Ao pesquisar nossa galáxia vizinha, Andrômeda, descobriu 26 prováveis  buracos negros.

andromeda m31_core_xray_markers ant
Galáxia de Andrômeda – Foto de 2010

Segundo os pesquisadores da NASA, este é o maior número de buracos negros encontrados numa galáxia externa até agora.
Uma equipe de pesquisadores, liderada por Robin Barnard, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, usaram 152 observações do Observatório Chandra feitas ao longo dos últimos 13 anos e encontraram os 26 novos candidatos a buracos negros. Nove eram conhecidos de trabalhos anteriores. Estes buracos negros pertencem à categoria buraco negro de massa estelar, o que significa que eles foram criados quando uma estrela massiva entrou em colapso e tem  cerca de 5 a 10 vezes a massa do sol.

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.
Galáxia de Andrômeda – Foto atual – 2013

A spiral galaxy located 2.5 million light years from our own.

Essa visão ampla do campo de Andromeda contém dados ópticos do telescópio Schmidt do Warner e Swansey Observatório de Kitt Peak, no Arizona Burrell. Detalhes adicionais do núcleo e poeira nos braços espirais vem de uma imagem feita pelo astrofotógrafo Vicent Peris usando dados de dois de seus telescópios pessoais. Nesta imagem óptica combinada, vermelho, verde e azul mostram bandas diferentes a partir da porção de luz visível do espectro eletromagnético.
andromeda

Andrômeda, também conhecida como Messier 31 (M31), é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,5 milhões de anos luz de distância. Os cientistas acreditam que a Via Láctea e Andrômeda vão colidir dentro de vários bilhões de anos.
Créditos: X-ray: NASA / CXC / SAO / R. Barnard, Z. Lee et al; Optical:. NOAO / AURA / NSF / REU Program / B. Schoening, V. Harvey e Fundação Descubre / CAHA / OAUV / DSA / V. Peris

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Eclipse Lunar gerou a “Lua de Sangue”

Lua de Sangue no eclipe visto no Rio de Janeiro, no Pão de Açúcar Madrugada …