Página Inicial --> Ciência e Tecnologia --> A Engenharia quer ajudar o Brasil a encontrar seu caminho e sair da crise

A Engenharia quer ajudar o Brasil a encontrar seu caminho e sair da crise

Reportagem e Fotos: Paulo Roberto Machado – jornalista

Terminou em Foz do Iguaçu, a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia. Ano que vem, a Semana será realizada em Belém do Pará.

abre3

Na 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – SOEA – no auditório do Hotel Rafain Palace, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, os profissionais da área tecnológica foram chamados a refletir sobre  a responsabilidade que o setor tem. O chamado partiu do Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, José Tadeu da Silva, que é engenheiro Civil: “Nunca se viu nada igual como o que estamos enfrentando. Temos que ajudar a sociedade a encontrar soluções para esse momento”.

DSC_0019
Engenheiro Airton Nabarrete, Professor do ITA, Jolindo Renó, Conselheiro Federal por São Paulo, Thais Rocha Pombo Pascholati, Engenheira Agrônoma e Advogada e Engenheiro Nizio Cabral, ambos delegados no 9º CNP.

E

abre2

Coral cantou o Hino Nacional  e o Hino do Paraná na abertura da Semana que reuniu mais de 3 mil profissionais, entre técnicos, tecnólogos e engenheiros em Foz do Iguaçu. Eles vieram de todas as partes do Brasil e participaramm da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, do Congresso Técnico Científico (Contecc) e os delegados estaduais do 9º Congresso Nacional de Profissionais do sistema Confea/Crea/Mútua.

entrega

Profissionais utilizaram pela primeira vez um aplicativo para celular, tablet e notebook chamado Soea, que apresentou todas as informações sobre o evento como atividades do dia, horário de palestras, discussões científicas etc. Também pela primeira vez os profissionais puderam concluir a inscrição nos hotéis em que estiveram hospedados, onde receberam o crachá e depois, no local da Semana, retiraram o kit Soea contendo folhetos explicativos e outros documentos (foto acima).

tania ze e thais

Tânia Garcia e seu marido Tecnólogo José Paulo Garcia (Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo) e Thais Pascholati, Engenheira Agrônoma, Advogada e Delegada Estadual por São Paulo – para o 9º CNP – Congresso Nacional de Profissionais, que foi realizado após o encerramento da Semana, do dia 1 ao dia 3 de setembro.

Assistente Técnico André Luis Sanches Delegado Estadual Jorge M. S. Santos e

Maria de Fátima Balbino e seu marido Jorge M. Santos, engenheiro civil e Delegado do Estado de São Paulo para o Congresso Nacional de Profissionais e André Luis Sanchez, engenheiro agrônomo e delegado estadual por São Paulo.

DSC_0050
Paulo Roberto Machado – Jornalista – Diretor dos Comunicadores: “Chegamos à Foz do Iguaçu, para acompanhar a Semana de Engenharia para o nosso site e a Revista dos Comunicadores e trouxemos a chuva de São Paulo como nossa companheira”.

A Engenharia a Favor do Brasil

Em seu discurso, na abertura da Semana, o presidente anfitrião do CREA Paraná, engenheiro civil Joel Kruger lembrou que hoje, após a crise que se instalou e derrubou o Brasil para uma posição não muito agradável no ranking das economias mundiais, é preciso lutar e trabalhar com o conceito de Crise é igual à mudança que é igual à oportunidade.

“Somos um milhão e 300 mil profissionais da área tecnológica no Brasil e temos que trabalhar a favor do Brasil, buscando soluções para a crise.” afirmou.

Kruger é professor. Coordena o Curso de Engenharia Civil na PUC do Paraná. Por isso ele defende soluções para a crise que passem pela educação. “13% da população com 25 anos ou mais possui graduação superior e desse total apenas 6% na área da engenharia. Em países como a China essa porcentagem chega à 13”.

paulo e marquito

Jornalista Paulo Roberto Machado – diretor dos Comunicadores e o engenheiro Marcos Wanderley Ferreira, que é ligado ao setor ferroviário, participando da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – SOEA.

No Brasil temos 27 CREAs – Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e o Conselho Federal, Confea. Na Semana de Engenharia, todos os Conselhos Regionais ocupam um stand onde apresentam suas experiências e prestam informações aos profissionais.

DSC_0025

Thais Pascholati no Stand do CREA Goiás.

A volta 33

Thais Pascholati, Engenheira Agrônoma e Advogada, Delegada de SãoPaulo para o 9º Congresso Nacional de Profissionais e seu marido o jornalista Paulo Roberto Machado, Diretor dos Comunicadores que mantém este site e edita a Revista dos Comunicadores retornando para casa, no Aeroporto de Foz do Iguaçu.

A Delegação de profissionais do Estado de São Paulo, como sempre uma das mais numerosas, foi chefiada pelo Presidente do CREA SP Engenheiro Civil Francisco Kurimori. Os delegados de São Paulo que participaram do 9º CNP – Congresso Nacional de Profissionais foi chefiada pelo Engenheiro Civil José Luiz Pardal.

 

Sobre Paulo Roberto Machado

Jornalista e Radialista Profissional, graduado em Comunicação Social e Pós Graduado em MKT pela PUC de Campinas, trabalhou, em Campinas e em São Paulo, durante anos na Rede Globo de Televisão - TV e Rádio, na Bandeirantes - Rádio e TV e na antiga TV Manchete como repórter, editor e apresentador e âncora de Telejornais e programas de Debate. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Ágape.

Leia Também

Satélite Brasileiro de Telecomunicações entra em operação

O satélite brasileiro de telecomunicações SGDC – de uso militar e civil – colocado em …